Um blog para difundir e aprofundar temas da presença italiana no Brasil, bem como valorizar o Made in Italy. Um espaço para troca de informações e conhecimento, compartilhando raízes comuns da italianidade que carregamos no sangue e na alma. A italianidade engloba a questão das nossas raízes italianas e também reserva um olhar para a linha do tempo, nela buscando e resgatando uma galeria de personagens famosos ou anônimos que, de alguma forma, inseriram seus nomes na História do Brasil.
quinta-feira, 4 de março de 2010
História (94 ) - "Far l'America (54)": A chegada dos italianos no Espírito Santo, relato de uma época
A história da imigração italiana no Espírito Santo encontra noRelato do Cavalheiro Carlo Nagar - Cônsul Real em Vitória (fevereiro de 1895) importante testemunho de época guardado no Arquivo Público do
Estado do Espírito Santo.
O fluxo imigratório em Vitória teve início em 1874 com a expedição
Tabacchi e a fundação da Colônia Nova trento, em Santa Cruz, ao norte
do Vitória. A seguir trechos do histórico documento.
Italianità: A rota dos moinhos em Ilópolis, Rio Grande do Sul (2)
Localizado a 10 Km do centro de Ilópolis, o Moinho Vicenzi nasceu das mãos dos data de dos irmão Miotto para moagem de trigo e milho. Em 1960, Isidoro Lamperti e Riccieri Mucelin adquirem o moinho e a as terras em seu entorno. Olivo Vicenzi incorpora-se à sociedade e, quatro anos mais tarde, adquire totalmente a propriedade, que passa a se chamar Moinho Vicenzi. Em 1970, com a crise do Trigo-Papel, encerra-se a moagem de trigo. O moinho passa a moer somente milho e a descascar e polir arroz.
Em 1991 as atividades de moagem são encerradas e o prédio cai em total abandono. No ano 2000. a professora h Cortesão com seus alunos do curso de mestrado em Educação Ambiental da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) visitam o moinho e seu entorno. A professora o compara a uma paisagem japonesa. Com sua divulgação o moinho passa a ser incluído e procurado como ponto turístico de Anta Gorda e do Vale do Taquari. Em 2004 morre Olivo Vicenzi e seus filhos passam a administrar o patrimônio. O casal Isair e Adelaide Vicenzi decide recuperar o moinho. Em 21 de outubro, o moinho volta a funcionar na moagem de farinha de milho.A partir de 2008, o Moinho Vicenzi, já em pleno funcionamento, é incluído no Caminho dos Moinhos.
Em 1991 as atividades de moagem são encerradas e o prédio cai em total abandono. No ano 2000. a professora h Cortesão com seus alunos do curso de mestrado em Educação Ambiental da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) visitam o moinho e seu entorno. A professora o compara a uma paisagem japonesa. Com sua divulgação o moinho passa a ser incluído e procurado como ponto turístico de Anta Gorda e do Vale do Taquari. Em 2004 morre Olivo Vicenzi e seus filhos passam a administrar o patrimônio. O casal Isair e Adelaide Vicenzi decide recuperar o moinho. Em 21 de outubro, o moinho volta a funcionar na moagem de farinha de milho.A partir de 2008, o Moinho Vicenzi, já em pleno funcionamento, é incluído no Caminho dos Moinhos.
Oriundi: Bruno Giorgi, precursor da escultura moderna no Brasil
Escultor, pintor, desenhista e gravador, Bruno Giorgi nasceu em São Paulo (bairro da Mooca), filho de imigrantes toscanos. É considerado um dos precursores da escultura moderna no Brasil;
Logo aos 11 anos, Bruno deixa o Brasil, poi seus pais decidem voltar para a Itália.
Estudou em Roma com Loss e em Paris, onde foi aluno do grande mestre Aristide Maillol um dos maiores representantes da escultura francesa do início do século XX, freqüentando as academias de Raçon e Grand-Chaumière. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália.
Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira e Alfredo Volpi Em 1937, viaja para Paris e freqüenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol. Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade, Lasar Segall Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet entre outros. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas. Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde - MES, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na praça dos Três Poderes, e Meteoro, 1967, no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Criador de formas abstratas, (seu trabalho "Prece" no Cemitério da Consolação é o único nesse estilo encontrado em necrópoles paulistanas), comprometido com uma linguagem mais contemporânea, Bruno Giorgi representou a simplificação dos elementos descritivos em proveito de volumes fortes, acentuando a matéria da escultura.
Contemplando-os vem-nos à mente o axioma de Leonardo Da Vinci "L' arte é cosa mentale". Sob a influência de Maillol sua carreira atravessou várias fases, desde as de maior predomínio naturalista até os volumes abstratos. Assinava BG e Bruno Giorgi. Embora preferisse para seus trabalhos abstracionistas o mármore de Carrara, a partir de 1975 Giorgi voltou à figura humana do início da sua carreira, esculpindo-as com os torsos mutilados, freqüentemente trabalhados no mármore rosa de Estremoz, norte de Portugal, em cujas cercanias instalou um ateliê.Faleceu no Rio de Janeiro em 1993.
Estudou em Roma com Loss e em Paris, onde foi aluno do grande mestre Aristide Maillol um dos maiores representantes da escultura francesa do início do século XX, freqüentando as academias de Raçon e Grand-Chaumière. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália.
Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira e Alfredo Volpi Em 1937, viaja para Paris e freqüenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol. Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade, Lasar Segall Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet entre outros. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas. Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde - MES, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na praça dos Três Poderes, e Meteoro, 1967, no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Criador de formas abstratas, (seu trabalho "Prece" no Cemitério da Consolação é o único nesse estilo encontrado em necrópoles paulistanas), comprometido com uma linguagem mais contemporânea, Bruno Giorgi representou a simplificação dos elementos descritivos em proveito de volumes fortes, acentuando a matéria da escultura.
Contemplando-os vem-nos à mente o axioma de Leonardo Da Vinci "L' arte é cosa mentale". Sob a influência de Maillol sua carreira atravessou várias fases, desde as de maior predomínio naturalista até os volumes abstratos. Assinava BG e Bruno Giorgi. Embora preferisse para seus trabalhos abstracionistas o mármore de Carrara, a partir de 1975 Giorgi voltou à figura humana do início da sua carreira, esculpindo-as com os torsos mutilados, freqüentemente trabalhados no mármore rosa de Estremoz, norte de Portugal, em cujas cercanias instalou um ateliê.Faleceu no Rio de Janeiro em 1993.
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