O site Palestrinos ao contar a história dos primeros tempos do Palestra Italia, hoje Palmeiras, transcreve a ata de fundação do clube que resume os acontecimentos da histórica noite de 26 de agosto de 1914.
“Presentes 37 sócios; conforme lista subscrita, o Sr. Ezequiel Simone foi, por unanimidade dos presentes, nomeado presidente provisório para, dirigir os trabalhos da presente assembléia.
O Sr. Simone agradece e tomando posse do cargo; abre a seção às 9 horas, lendo a seguinte Ordem do Dia, para discutir:
1.° ‑ Leitura, da ata da seção preparatória.
2.° ‑ Discussão e aprovação do estatuto e de diversos regulamentos internos.
3.° ‑ Eleição do conselho deliberativo.
4.° ‑ Várias".
"Aprovada por unanimidade, fala em primeiro lugar o Sr. Armando Rebucci, que indaga de que modo e com quais meios se deve constituir a biblioteca para a instrução intelectual. O Sr. presidente explica que a biblioteca será oportunamente organizada, com a colaboração de sócios que desejem oferecer livros a sociedade, com fundos sociais ou com subscrição".
"Lido o capitulo 2.°, o presidente cede o posto ao secretario e propõe a anulação do artigo que fala dos sócios perpétuos, alegando que tal qualidade de sócios e mais para as sociedades, de mutuo socorro, do que para a nossa.
O Sr. Ragognetti, entretanto, opta pela admissão dos sócios perpétuos, sendo do mesmo parecer o Sr. Rebucci.
O Sr. Simoni insiste em sua proposta.
O Sr. Luigi Medici associa-se à proposta Ragognetti, tendo o presidente posto em discussão as duas propostas; resultando aprovada por maioria a proposta Ragognetti.
O Sr. Oberdan Zamboni, pede explicações sobre o parágrafo "F" do art. 4, relativo aos sócios correspondentes, sendo feita nova leitura, com a qual Zamboni se confessa satisfeito, sendo depois disto aprovada a proposta".
"É lida a proposta 3a. Revisto § 6° do art. 7° ‑ Deveres dos sócios
‑ O Sr. Ragognetti propõe que a quota mensal para os sócios, efetivos seja de 5$000, quando no estatuto mencionava 3$000. O Sr. Rebucci associa-se ao Sr. Ragognetti, enquanto que alguns presentes optam pelos 3$000. Então o presidente põe em discussão o parecer, tendo a maioria aprovado a quota de 3$000. Discutiu-se depois a taxa de admissão de que trata o capitulo 6. Cervo propõe 5$000 como taxa de admissão, o que foi aprovado por 21 votos.
Lidos os capítulos. 4, 5, 6, 7 e 8, foram todos aprovados por unanimidade".
"Finalmente, o presidente submete ainda uma vez à aprovação o estatuto, com as modificações feitas, sendo o mesmo aprovado por unanimidade.
O Sr. Rebucci pede a palavra e propõe um voto de aplauso aos que compilaram o estatuto. O presidente não concede a discussão por tratar-se de assunto concernente as várias, e, de acordo com os presentes, pede a aprovação do regulamento a juízo do futuro conselho.
Procede-se então à eleição do conselho deliberativo, por escrutínio secreto. Votaram 34 presentes.
É eleita a seguinte diretoria :
Presidente, Ezequiel Simone (28 v.); vice-presidente, Luigi E. Marzo (unan.); secretário, Luigi Cervo. (unan.); vice-secretário, Antonio Aulicino (unan); revisores de contas, Guido Giannetti, Oreste Giangrande, Armando Rebucci; (todos por unanimidade) ; tesoureiro, Francisco de Vivo (33 v.); 1º mestre-sala, Alvaro F. Silva; 2º mestre-sala, Francisco Morelli; inspetor de sala, Francesco Cilento e Adolfo Izzo; diretor esportivo, Vicenzo Ragognetti (32 v.).
O Sr. presidente e depois o Sr. Luigi Cervo, agradecem aos presentes a confiança neles depositada, prometendo fazer o possível, mesmo com sacrifícios, para que o Palestra Itália ocupasse o primeiro lugar entre sociedades congeneres, como digna do nome que leva e que invoca a pátria distante. Em vista do adiantado da hora, e nada havendo de importante a tratar, o presidente dá a seção por encerrada, às 24 horas e 55 minutos.
Aprovada por unanimidade de votos.
São Paulo, 7 de outubro de 1914.
O presidente (assina) - Ezequiel Simoni.
O secretário (assina) - Luigi Cervo".
Assim, oficialmente, na noite de 26 de agosto de 1914, foi proclamada a fundação do "Palestra Itália"
Nenhum comentário:
Postar um comentário