A marca Gessy, hoje nas mãos da multinacional Unilever, nasceu do trabalho de um pioneiro imigrante italiano radicado em Valinhos (interior de São Paulo) no final do século XIX. O site da Unilver relembra, de forma suscinta, a história de José (Giuseppe) Milani.
"Numa pequena cidade no interior de São Paulo, outro comerciante de boas
idéias e espírito empreendedor dava seus primeiros passos. José Milani era um sapateiro
veneziano que chegara ao Brasil com as primeiras levas de imigrantes italianos e abrira
uma importadora de produtos de limpeza. Em 1887, ele comprou uma pequena fábrica
em Valinhos, a 70 quilômetros da capital, que produzia apenas 100 quilos de sabão por
mês. Em duas décadas, o empresário se associou a um químico, multiplicou a produção,
expandiu seus pontos-de-venda e lançou novos produtos.
Entre eles, o destaque ficou por
conta de Gessy, um sabonete que redimensionaria o negócio da família Milani.
Gessy chegou ao mercado em 1913 e fez tanto sucesso que em seguida passou a batizar
toda uma linha de produtos de higiene pessoal. E, nos anos 30, mais ou menos como
acontecera com a Lever Brothers na Inglaterra, a José Milani e Cia. também entraria no
ramo de alimentos, produzindo gordura de coco e óleos de oliva e amendoim.
Em 1932, a
empresa já detinha poder econômico suficiente para se transformar numa sociedade
anônima, apropriadamente chamada de Companhia Gessy Industrial. Mais tarde, ela
teria grande importância na história da Unilever no Brasil. Antes, porém, a recém-fundada
Irmãos Lever ajudaria a mudar a maneira de José Milani fazer negócios, ao investir
intensamente numa atividade até então pouco desenvolvida no País: a publicidade.
Os negócios de José Milani cresceram por quase 30 anos sem que o empresário fizesse
sequer um anúncio. Para ele, gastar dinheiro com “reclames” era um desperdício e até
uma vergonha, porque ele acreditava que um bom produto faz a própria propaganda. Só
em 1928, sob pressão dos filhos, é que o velho Milani decidiu investir 60 contos de réis em
anúncios de jornal. Com a chegada de concorrentes como a Irmãos Lever, dispostos a
investir muito mais que 60 contos em propaganda, a Gessy percebeu que precisava rever
seus conceitos, ou veria seus produtos perderem a popularidade conquistada. Em 1932,
finalmente, a empresa contratou uma agência de publicidade para cuidar de seus
anúncios".
Um blog para difundir e aprofundar temas da presença italiana no Brasil, bem como valorizar o Made in Italy. Um espaço para troca de informações e conhecimento, compartilhando raízes comuns da italianidade que carregamos no sangue e na alma. A italianidade engloba a questão das nossas raízes italianas e também reserva um olhar para a linha do tempo, nela buscando e resgatando uma galeria de personagens famosos ou anônimos que, de alguma forma, inseriram seus nomes na História do Brasil.
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Muito obrigado pelo seu post, ajudou em meu trabalho (y) xD...
ResponderExcluirBoa noite! Meu avô Guido Miilani recebia sabonetes da Gessy em sua residência em Rio Claro - SP dizendo aos netos mais velhos que havia sido mandado pelo primo José. Nunca conseguimos provar o parentesco. Será que seria uma estratégia de marketing?
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