No Polentaço, evento que acontece na cidade gaúcha de Monte belo do Sul, um das atrações mais valorizadas é a exposição de esculturas de polentas - única no mundo - com formas variadas, dedicação e a criatividade dos artistas locais que valorizam ainda mais o alimento que foi o sustento dos imigrantes na época da colonização. Para despertar o interesse dos mais jovens ainda se realiza o concurso de Poesia e Desenho junto às Escolas Municipais e Escola Estadual do município com o tema: "A Polenta".
No site do evento, Álvaro Manzoni, da comissão organizadora, fala sobre a importância do Polentaço.
"A imigração italiana trouxe muitos costumes! A polenta é o ponto chave para lembrarmos da culinária trazida pela imigração. A polenta que tem até músicas em sua homenagem recebe de nós montebelenses um carinho especial! Uma festa com ar de alegria e criatividade. Quando a lançamos em 1996 muitos não entenderam nosso objetivo, hoje com uma nova roupagem, traduz na simplicidade o modo divertido e simpático de nossa gente.
A exposição de esculturas de polenta, que é a atração maior do evento conta com a colaboração decisiva de nossas comunidades e agricultoras, os pratos típicos acompanhados da polenta, o torneio de bochas modelo 48 que integra cada vez mais nossas comunidades, bem como o futebol rural com a participação de nosso agricultor e agricultora. Os shows, o artesanato, a agroindústria tem seu espaço, mas o mais importante é o trabalho voluntário dos grupos de folclore que fazem parte do centro de tradições italianas, e a lembrança que temos do nosso agricultor já que neste período comemoramos também o Dia do Agricultor, este mesmo agricultor que nos possibilita realizar o evento, pois é ele que nos ajuda a manter viva a tradição através do trabalho na roça e nos dialetos que fala.
Dizem que quem vive de passado é museu, mas devemos entender que sem nosso passado, nada do que temos existiria. Nem a festa da polenta, nem o fabuloso Gemellaggio com Schiavon, nem nossa música, nosso teatro, dança, que são nossos motivos de orgulho. O Polentaço e a festa do agricultor unidos são mais um elemento de preservação da cultura. O Polentaço é orgulho do centro de tradições italianas e de Monte Belo do Sul; o Polentaço é marca registrada. Desejamos que as pessoas que forem a Monte Belo do Sul no período do evento possam retornar um pouco mais felizes com um pouco mais de orgulho de serem brasileiros, pois o Brasil deve se orgulhar de ter um pedaço importante de seu território onde tem um povo que preserva a cultura e a leva como um norte em seus ideais. Monte Belo do Sul está feliz, pois temos a certeza que cada ato cultural que lá é realizado é um motivo a mais para divulgarmos e preservarmos nossas raízes e nossa memória. Temos orgulho de vivermos e podermos colaborar para o progresso de nossa terra. Benvenutti al Polentaço!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário