sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Italiani - Os camilianos e a construção do Hospital São Camilo

Uma missa realizada no dia 22 de janeiro deu início às comemorações dos 50 anos do Hospital e Maternidade São Camilo Pompeia, na zona Oeste da cidade de São Paulo. Cerca de 100 colaboradores assistiram à celebração dos padres José Maria (provincial da Sociedade Beneficente São Camilo), Antônio Mendes (superintendente da Rede São Camilo de São Paulo), José Carlos (capelão da Unidade Pompeia) e Genimar José Moretto (capelão do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC – entidade mantida pela Sociedade Beneficente São Camilo). A história da Unidade Pompeia do São Camilo começou com a chegada ao Brasil dos padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dallagiacoma, da Província Camiliana da Itália, em 1922, que levaram o ideal de São Camilo de Léllis de “assistência espiritual e corporal”, nas localidades por onde passaram (como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).  

Origem

Com a seriedade do trabalho dos religiosos, o arcebispo D. Duarte cedeu um terreno de 5 mil metros quadrados na Vila Pompeia, com capela, pequenas dependências e uma escola primária. Mais tarde foi inaugurado o primeiro centro camiliano de assistência médica aos doentes no Brasil. Em 1935 o ambulatório deu origem a Policlínica São Camilo e em 1944 foi lançada a primeira pedra do hospital, projeto liderado pelo padre Inocente, inaugurado em 23 de janeiro de 1960.

A Unidade Pompeia é hoje um hospital com capacidade para atendimentos eletivos, emergenciais, transplantes, entre outras cirurgias de alta complexidade. Cerca de 20 mil consultas são realizadas por mês nas especialidades de clínica médica, cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia geral, dentre outras. Referência no atendimento médico da região, o hospital oferece mais de 40 especialidades e uma moderna infraestrutura hospitalar. (Jornal da Gente - Maria Isabel Coelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário