quarta-feira, 14 de abril de 2010

História ( 160) - “Far l´America (84)”: Pioneiros em Nova Trento

O site da Prefeitura Municipal de Nova Trento (Santa Catarina) indica o nome das famílias pioneiras na colonização do município.

Primeiros Colonizadores:

Famílias Archer - Battisti – Bertotti – Cipriani – Cadorin - Dalsenter Dalri - Demonti - Facchini - Gottardi – Gessele - Girolla Marchiori – Maffezolli – Martinelli – Orsi – Piva - Rovere Sartori – Tamanini – Trainotti – Voltolini - Visentainer - Battistotti Busnardo – Bottamedi - Ceccatti – Dalsasso – Dalpra - Dalabrida Ferrari – Fantini – Gandin – Giacomeli – Luchini – Mazzola Machi – Minatti – Poli – Sgrotti – Tomasini – Tridapalli Vicentini – Vendrame – Valle - Vinotti

História ( 159) - “Far l´America (83)”: As origens de Nova Trento, em Santa Catarina

“A história do município de Nova Trento inicia muito tempo antes da chegada dos primeiros imigrantes trentino-italianos, provenientes da região norte da Itália, a partir de 1875. No período de 1834 e 1838, esta região do Vale do Rio Tijucas havia sido ocupada por norte-americanos, com a intenção de explorar a madeira abundante do local.

Uma serraria foi montada próximo ao atual centro da cidade, aproveitando-se a correnteza do Ribeirão Alferes, Braço do Rio Tijucas-Grande. Christóvão Bonsfield, negociante estabelecido em Nossa Senhora do Desterro, foi o grande propulsor do negócio. Porém, anos depois, foi abandonado, devido às dificuldades encontradas. Suas propriedades passaram depois a Pedro Kohn, que na formação da colônia Nova Trento foram vendidas ao Governo Provincial. Anos mais tarde, a partir de 1875, começam a chegar os primeiros grupos de imigrantes trentino-italianos. Eles deixaram para trás um período de crise, fome, miséria e desesperança, na qual a Europa passava.

O momento coincidiu com a vontade governamental brasileira de povoar as terras localizadas ao sul. Aliciados pelas companhias de imigração, os imigrantes aportaram no Brasil com a promessa de encontrar uma terra “onde se plantando tudo dá”, rios e riachos em abundância, moradia e trabalho remunerado. Do porto de Itajaí, os imigrantes foram deslocados para regiões de mata virgem, sem boas condições de comunicação.

O grupo dos primeiros imigrantes, cerca de 20 famílias originárias da Valsugana, no Alto Vale do Brenta, no Trentino e de Monza, se estabeleceram a 16 quilômetros da atual Nova Trento. Abriu-se uma picada na linha Pomerânica (por Brusque), até a linha Tirol, e nos lotes marginais foram estabelecendo as famílias.

Ao invés de terrenos limpos, mata fechada, insetos, animais que desconheciam e os índios (os bugres), os primeiros habitantes desta localidade Em 1876, famílias inteiras estavam estabelecidas nas colônias Itajaí e Príncipe Dom Pedro. A emigração intensificou-se nos anos seguintes, inclusive com a vinda de alemães, poloneses e outros povos europeus. Até 1880, estima-se que 11 mil pessoas tenham sido instaladas na colônia.

Em 18 de março de 1881, o Decreto nº 8455 emancipou as colônias da região, inclusive aquela a que Nova Trento pertencia. Em dois de janeiro de 1884 foi criado o Distrito Policial de Nova Trento, tendo como primeiro subdelegado de polícia, Hipólito Boiteux. Em quatro de abril de 1884, o Dr. Francisco Luiz da Gama Rosa, presidente da Província de Santa Catarina, sancionou a Lei nº 1074, criando a freguesia e o Distrito de Paz de Nova Trento, sendo nomeado escrivão, Crispim José Martins. Em oito de agosto de 1892, através da Lei Provincial promulgada pelo presidente da província, Tenente Joaquim Machado, Nova Trento tornou-se município.

Em 21 de dezembro de 1892, foi criado o Conselho Municipal para dirigir o município até as suas primeiras eleições, que ocorreram somente em 1894 com o voto indireto, elegendo Henrique Boiteux, primeiro prefeito.

Algumas datas importantes também podem ser mencionadas, como a chegada do primeiro jesuíta da Província Romana à Nova Trento, em 1879; compra de objetos sacros para as missas, em 1880; criação de Escola Mista no município, em 1881, dirigida pela professora Inês da Silva Lobão; construção da Capela Santa Ágata, a primeira de Nova Trento, em 1881; criação do Apostolado da Oração, em 1887; inauguração da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Vígolo, em 11 de fevereiro de 1889 e, criação da Banda Padre Sabbatini, em 25 de maio de 1889. Fundação da Sociedade Filarmônica Neotrentina, em 1890; inauguração do “Hospitalzinho” São Virgílio, em 26 de junho de 1890 e Fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em 12 de julho daquele mesmo ano.

A estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro, trazida da França, apenas foi erguida ao monumento do Morro da Cruz em nove de junho de 1912, exatamente 13 anos após a instalação de cruzes nos montes mais altos do município: Monte Barão de Charlach (com 1.148 metros), Monte Lima (com 1.090 metros), Monte Bela Vista (com 850 metros) e Monte Morro da Onça, atual Morro da Cruz (com 525 metros de altitude) ”. (fonte: Prefeitura Municipal de Nova Trento)