sexta-feira, 16 de abril de 2010

História ( 163) - "Far l´America (86)": E surge Nova Vicenza, no Rio Grande do Sul

"A localidade, onde atualmente é o bairro Nova Vicenza (município de Farroupilha) tomou o nome de Linha Vicenza, e posteriomente de Nova Vicenza, paróquia de São Vicente. Os primeiros moradores teriam sido imigrantes italianos já assentados na Colônia Conde D’Eu. Sentindo as potencialidades de desenvolvimento da nova comunidade, esses imigrantes venderam o que possuíam e instalaram-se na nova área. Como a mesma distava muito de Caxias do Sul e da Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), tiveram de criar condições de sobrevivência, surgindo os primeiros artesãos, a casa de comércio, a igreja, o ferreiro.]
A população, organizada e cheia de vontade, fez logo prosperar o lugarejo. Conseguiram um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos. Não havia ainda estradas na Colônia Sertorina. Era utilizada a estrada Caxias do Sul – Bento Gonçalves, que corria junto a linha do limite Norte da Colônia Sertorina. Enquanto isso Nova Milano, situada fora da Colônia Sertorina, localizada a cerca de 8 km ao Sul de Nova Vicenza, também progredia. Já era 3º distrito de Caxias do Sul, tinha cartório, padre, igreja, sub-intendente e a atividade econômica principal era a agricultura. Em 1º de junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro - Caxias do Sul.

A linha férrea passou entre as duas localidades, tendo sido construída a estação de trem e o armazém da ferrovia onde hoje é área central de Farroupilha. A estação foi denominada “Nova Vicenza” e em torno da mesma começou a surgir um novo núcleo habitacional. Em seguida surgiu a estrada Júlio de Castilhos que iniciava em São Sebastião do Caí, passava por Nova Milano, estação Nova Vicenza, pela Nova Vicenza original, seguindo até Antonio Prado, dando mais força à expansão do novo núcleo urbano, esvaziando populacional e economicamente Nova Milano e a outra comunidade, a primeira Nova Vicenza. Em 1918 o 3º distrito de Caxias do Sul teve sua sede administrativa transferida para a estação Nova Vicenza. Em 1927, pelo grande desenvolvimento, Nova Vicenza foi designada como 2º distrito de Caxias do Sul".

História ( 162) - "Far l´America (85)": A Fundação de Nova Milano, no Rio Grande do Sul

"A cidade de Farroupilha é conhecida como o berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Vindos da província de Milão, na Itália, os primeiros imigrantes desembarcaram na localidade que depois se chamaria Nova Milano, atual distrito de Farroupilha. Vieram as famílias de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico. A estrutura do município começou a tomar forma logo após a instalação dos primeiros imigrantes em Nova Milano. Entre 1885 e 1886, Feijó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade na Colônia Sertorina. A localidade ganhou o nome de Linha Vicenza e, posteriormente, de Nova Vicenza. Os primeiros moradores teriam sido assentados primeiro na Colônia Conde D’Eu. Sentindo as potencialidades de desenvolvimento da nova comunidade, eles venderam o que possuíam e se instalaram na área. A população logo fez prosperar o lugar. Conseguiu um padre permanente e a instalação de uma escola. Em 1º de junho de 1910, foi inaugurada a ferrovia Montenegro – Caxias do Sul. Em torno da estação ferroviária, começou a se formar um novo núcleo habitacional. Com o progresso econômico, surgiu um movimento de emancipação. Em 1934, um grupo de 35 pessoas, representando Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha, entregou uma petição ao então interventor federal, José Antônio Flores da Cunha. O município foi criado por meio de decreto estadual em 11 de dezembro de 1934. O nome homenageia o centenário da Revolução Farroupilha, completado em 1935". (Fonte: Rádio Guaíba)