quinta-feira, 29 de abril de 2010

Italianità: A devoção à Madonna di Achiropita

“Em 580 D.C., o capitão Maurício, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia calabresa, na Itália. O monge Éfrem foi-lhe ao encontro e lhe disse:  '"Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas Nossa Senhora, para que tu - uma vez Imperador - lhe construas um templo'.

Em 582, Maurício tornou-se de fato Imperador e, cedendo à insistência do monge, decretou a construção do Santuário, que bem depressa chegou ao término. Um fato estranho chamou a atenção da comunidade. A imagem de Nossa Senhora que era pintada durante o dia, de noite desaparecia da parede. Uma noite, de improviso, apareceu uma belíssima senhora que falou com o vigia e pediu para entrar no santuário. E como ela demorasse para sair, preocupado, ele entrou e não encontrou mais aquela senhora, mas viu que estava pintada no fundo da parede interna do templo, uma imagem lindíssima de Nossa Senhora. Ao saber disso, o povo acorreu àquele local e, entre lágrimas e cantos, aclamava: Achiropita! Achiropita!... O que significa: imagem não pintada pela mão do homem.

Seja lenda ou história, o fato é que desde o século doze, em Rossano Cálabro, esta devoção passou a ser oficialmente celebrada no dia 15 de agosto. Até hoje, no mundo inteiro, há somente duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora Achiropita: uma na Itália, que atualmente é catedral; a outra é a Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, no bairro Bela Vista (Bixiga), em São Paulo. As bochechas são cheinhas e levemente rosadas. Os dedos roliços seguram uma criança que em tudo se parece com a mãe. O rosto tem uma tonalidade escura, queimado pelo sol.

A devoção a Nossa Senhora deve despertar no coração dos fiéis o amor filial a Maria, mãe de Jesus, o filho de Deus. Os vários títulos que ela recebeu são devidos aos lugares onde apareceu, ou aos pedidos particulares que Ela fez. Deus escolheu Maria para ser mãe do seu filho Jesus. Por ela ser Cheia de Graça, nenhum artista jamais conseguirá retratar numa tela sua beleza interior”. (Fonte: Paróquia Nossa Senhora Achiropita )

Italianità: A devoção à Madonna di Casaluce

a
“A História de Nossa Senhora de Casaluce vem do sul da Itália (século XlI).Casaluce significa "CASA DE LUZ". Na cidade de Aversa, em um dia de temporal muito forte, uma linda moça de cor negra bateu a porta de um seminário para pedir abrigo, porém, naquele tempo, não era permitida a entrada de mulheres nessas instituições. Então, os padres pediram que a moça fosse a um convento de freiras na cidade mais próxima, "CaslLuce". As freiras a acolheram e a instalaram num quarto.


No dia seguinte, as freiras não a encontraram e no seu lugar havia apenas um quadro - era a figura da moça, com uma criança nos braços. A partir daí, vários milagres foram atribuídos àquela santa. Por isso, os padres de Aversa reclamaram o quadro por ter sido lá que a santa havia estado primeiro. Para evitar discórdia, ficou resolvido que o quadro ficaria quatro meses em Aversa e oito em Casaluce. 'Todas as gerações me felicitarão porque o todo-poderoso realizou em mim grandes obras’ (Lc. I,48-49)'.

Devoção no Brasil

No final do século XIX os imigrantes italianos concentraram-se no bairro do Brás em São Paulo. Os napolitanos instalaram-se preferencialmente na Rua Caetano Pinto e ai revelaram a devoção a Casaluce. Eles trouxeram uma replica do quadro, cuja copia fiel da imagem se encontra na Itália. Fundaram então, a Igreja em 1900 e continuaram ligados assim, mais fortemente, a terra natal. Até hoje, no mundo inteiro, só existem duas igrejas dedicadas a Nossa.Senhora Casaluce, a de Nápoles e a de São Paulo. Através desse sentimento religioso, nasceu a primeira festa italiana de São Paulo, com comidas típicas, muita musica e alegria. Inúmeros são os milagres de Nsa. Sra. de Casaluce. O povo vem agradecer a intercessão da Mãe de Jesus pelas graças recebidas e pedir sempre. ‘Peça a Mãe de Deus que o filho atende’. O nome de Maria está unido aos lugares onde ela viveu ou onde é venerada; daí os nomes de Maria de Nazaré, Nsa. Sra. Aparecida, Nossa. Senhora. de Casaluce, etc. Festejamos Nossa. Senhora de Casaluce no mês de maio”. (Fonte: Região Episcopal Sé)