terça-feira, 12 de janeiro de 2010

História 21 - Italianos na Revolução Farroupilha: a participação de Luigi Rossetti



Outro revolucionário que tinha na intelectualidade seu lado mais forte era o genovese Luigi Rossetti , que não tardou a se engajar na atividade jornalística, sendo nomeado redator-chefe do jornal O Povo, que expressava a ideologia dos farrapos. No primeiro número, publicado em 1838, o jornal identifica seus princípios reproduzindo, em português o conteúdo de um folheto mazziniano, que circulava pela Itália e outros países europeus.

Um trecho desse manifesto acabaria sendo incorporado ao cabeçalho do jornal farrapo: “O poder que dirige a revolução tem que preparar os ânimos dos cidadãos aos sentimentos de fraternidade, de modéstia, de igualdade,e desinteressado e ardente amor da Pátria”.


História 20 - Italianos na Revolução Farroupilha: a participação de Tito Livio Zambeccari


De origem nobre, Tito Livio Zambeccari nasceu em Bologna em 1862. Depois de ter participado de fracassada revolta pela libertação da Itália, em 1821, fugiria para Europa, e , posteriormente, para o Uruguai, sacudido pela Guerra da Cisplatina. De lá, seguiria para o Brasil, desembarcando em Porto Alegre em 1831, logo engajando-se nos círculos liberais, onde conheceria Bento Gonçalves, futuro líder da Revolução Farroupilha.
 Dotado de vasta cultura, de caráter firme e sincero, Zambeccari começou a ser admirado pelos gaúchos, conquistando, definitivamente a amizade de Bento Gonçalves.


Sua participação na Revolução Farroupilha foi bastante ativa. Ao lado dos líderes rebeldes, Zambeccari elaboraria os planos para a deflagração do movimento, cuja bandeira também idealizaria. A ele, ainda, são creditados muitos dos manifestos oficiais emitidos pelos farrapos ao longo da Revolução. Na batalha da ilha de Fanfa, em outubro de 1836, as forças legalistas levaram vantagem, capturando Zambeccari e Bento Gonçalves. Mesmo preso, o italiano mostrou-se um grande ativista e não parava de conspirar. No cárcere continuou escrevendo artigos e recebeu a visita de Garibaldi e Rossetti, o que determinaria a adesão de ambos ao movimento gaúcho. Em dezembro de 1839, sua prisão seria convertida em desterro, o que lhe obriga a deixar o Brasil. De volta à Itália lutaria pela libertação do país ao lado de Mazzini e Garibaldi, falecendo em sua terra natal em 1862.