segunda-feira, 12 de abril de 2010

História (156) - "Far l´America ( 80): As marcas do associativismo em Belo Horizonte

Daniel Gonçalves Cavalieri ao pesquisar sobre a imigração italiana em Belo Horizonte, assim relata o associativismo entre os imigrantes.


 "A Associazione Nazionale Combattenti, também localizada no interior da Casa d´Italia, especificamente no Salão da Victoria, era uma instituição constituída por ex-combatentes italianos que propunha a conservação dos vínculos de fraternidade entre os combatentes, além é claro, do culto a pátria italiana. Defendia os valores da “nação”, a glorificação dos mortos em guerra e da sua memória. Abarcava todas as formas de assistência que poderiam ajudar os combatentes a vencer as dificuldades da vida e a cumprir os seus deveres sociais.
Além das sociedades instituídas no interior da Casa d´Italia, existiam outras que abriam espaço para “interação” entre a comunidade italiana e a comunidade brasileira. De acordo com o Estatuto do Centro Ítalo-mineiro de Cultura, essa instituição era apolítica e tinha por objetivo central manter e desenvolver as relações culturais e de amizade existentes entre o povo mineiro e o povo italiano. O centro realizava seus fins mantendo cursos gratuitos, organizando conferências, concertos e outras manifestações. Funcionava dentro dessa instituição, o centro 'Amigos da Latinidade', que 'tinha por fim especifico promover o estudo e o conhecimento de tudo que se refere à civilização latina comum aos dois povos.' Obviamente, poderiam associar-se pessoas maiores de idade sem distinção de nacionalidade.

Por fim, a Organização Nacional Desportiva, fundada em 1º de dezembro de 1935, substituindo á antiga sociedade italiana Opera Nazionale Dopolavoro, se apresenta como uma instituição que apesar de ser italiana permitia a participação de pessoas de qualquer nacionalidade, tendo como objetivo promover atividades culturais, esportivas, de assistência e de instrução para os seus sócios. A sociedade constava de quatro seções: educação artística, 11 instrução, educação física e assistência; e firmava como uma instituição apolítica, onde fomentava a conservação dos vínculos de fraternidade entre seus componentes"

História (155) - "Far l´America ( 79): Associativismo italiano em Belo Horizonte

Um interessante relato do associativismo italiano em Belo Horizonte  no século XIX é traçado por Daniel Gonçalves Cavalieri

"A primeira forma de associação dos italianos de Belo Horizonte foi a Società Italiana de Assistenza, fundada em 1897. Essa instituição tinha como base a moral e o progresso. Seus fins se pautavam no mutuo socorro, na instrução e na educação intelectual e moral, além da recreação. Somente podiam ser sócios dessa sociedade os italianos e ítalo-descendentes, desde que estes falassem o idioma pátrio. Essa sociedade apresentava-se apolítica e dava plena liberdade aos seus componentes de professarem suas crenças religiosas e filosóficas, além de seus ideários políticos.

A associação foi mantida pelos próprios sócios e prestava serviço de assistência médica para os mesmos. A mais importante sociedade italiana, não só em Belo Horizonte, como em todo Brasil, era a Casa d´Italia. Essa instituição tinha como finalidade fortalecer o espírito de italianidade dos seus associados e, em geral, dos italianos que vivem fora da pátria. A Casa d´Italia tinha como cerne aproximar todas as sociedades e instituições italianas, ou de fins de italianidade, existentes ou que viessem a existir em Belo Horizonte, prestigiar as autoridades italianas, respeitar as leis brasileiras, estabelecer e fortalecer o espírito de italianidade e desenvolver a instrução, os esportes e a assistência aos seus sócios. Tinha como sócios fundadores outras instituições, tais como a Opera Assistenziale Fausto Cecconi, a Societá 10 Italiana di Assistenza, a Associazione Nazionale Combattenti e a Societá Italiana Dante Aliguieri. É interessante situar que todas essas associações e sociedades que permaneciam internamente na Casa d´italia não aceitavam sócios brasileiros, mas somente, os italianos e ítalo-descendentes.

De acordo com o estatuto da Opera Assistenziale Fausto Cecconi, localizada no interior da Casa d´Italia, a instituição tinha por objetivo proporcionar assistência moral ou material aos cidadãos italianos, além de serviços jurídicos, no intuito de defender os direitos desses. Somente poderiam ser sócios dessa sociedade todos os cidadãos de nacionalidade italiana de boa moralidade civil, e assim como todas outras instituições, apresentava-se como apolítica. Se, por ventura, houvesse o fechamento desta, seus bens seriam todos transferidos para a Casa d´Italia".