sábado, 12 de junho de 2010

Italiani- A arquitetura de Santoro em Belém (1)

"O Museu da Universidade Federal do Pará, o único museu federal de artes visuais da Amazônia, vem desde 2003 se reestruturando para melhor guardar e avivar a memória de si e do outro. O prédio que abriga esse museu é uma construção do início do século XX, mas precisamente de 1903, conhecido como palacete Augusto Montenegro, foi projetado pelo arquiteto italiano Filinto Santoro para ser a residência particular do então Governador do Estado do Pará, Augusto Montenegro.

Este arquiteto que viveu no início do século XX em Belém, era formado pela Academia de Nápoles. Para o projeto, Santoro buscou informações no estilo arquitetônico renascentista italiano, bem como parte dos materiais utilizados na construção do prédio e sua mão de obra era oriunda da Itália. Lugui Bisi foi o mestre de obras e construtor do prédio. O Palacete é uma construção em alvenaria e ferro de estilo eclético que reflete em sua composição a riqueza e ostentação da Belle Époque paraense dos períodos áureos da extração da borracha na Amazônia.

Foi quase todo construído com materiais importados da Itália devido às relações comerciais que Santoro mantivera com seu país. Forros prensados e pintados possivelmente de origem Belga, mosaicos genoveses no piso de entrada, portas em madeira de lei, imitação de mármore nas colunas e presença da flor de lis nas pinturas decorativas internas e vidros da casa são umas das mais variadas marcas da arquitetura do palacete Augusto Montenegro"

Oriundi- O talento de Francisco Bolonha em Belém(2)

"O Palacete Bolonha possui elementos art nouveau, góticos e neoclássicos. O art nouveau se manifesta nos portões e na fachada, com detalhes que imitam folhas e flores. O gótico pode ser encontrado no formato das agulhas, que embelezam o alto do palácio. Nos quartos, há imagens de anjos dançando, alusivos à arte grega. Numa das áreas, aos fundos do prédio, as janelas de vidro permitiam que os donos da casa apreciassem a vista da Baía de Guajará, enquanto tomavam chá ou simplesmente conversavam. O palacete tem vista para os quatro cantos da cidade. Atrás dele também há uma vila com casas, que seguem a mesma linha arquitetônica e que abrigaram, entre outros moradores ilustres, o pintor Theodoro Braga".