segunda-feira, 26 de abril de 2010

Italiani: Família Salton e a vitinivicultura gaúcha

"Em 1878, a Família SALTON, vinda da Itália, foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul e instalou-se numa localidade fundada com o nome “Vila Izabel”, cidade conhecida atualmente como Bento Gonçalves. No dia 25 de agosto de 1910, unindo os esforços aos sentimentos que os laços fraternos já uniam, Paulo e seus irmãos, Ângelo, João, Cezar, Luiz e Antônio Salton fundaram uma sociedade, com o nome de “Paulo Salton – Armazéns Gerais” tendo como objetivo o ramo de comercialização de cereais, além de fiambreria e secos e molhados em geral.

Entretanto, com as mudas de vinhas, algumas trazidas da saudosa Itália pela própria família, tiveram uma adaptação muito boa ao nosso clima, pouco tempo depois mudavam de ramo, passando a dedicar-se à cultura de uvas e a elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação social de “Paulo Salton & Irmãos”. E nesse ritmo foi crescendo, acumulando patrimônio, vencendo concursos, levantando muitas vezes prêmios de honra pela qualidade de seus vinhos.

Sua fama foi crescendo e espalhou-se por todo o Rio Grande do Sul e por todo território nacional. Localizada no Extremo Sul do País, logo viu-se em situação de não poder atender aos constantes aumentos de pedidos vindos dos quatro cantos da Pátria. E foi por este motivo que em 10 de Outubro de 1948, a Salton fundou uma filial, estabelecida na cidade de São Paulo. Atualmente, a matriz está localizada em Tuiuty, distrito de Bento Gonçalves e a Filial continua em São Paulo". (Fonte: Site do Vinho Brasileiro)

História (173 ) - "Far l'America (95)": A casa de pedra do pioneiro GIuseppe Lucchese em Caxias do Sul

"Os imigrantes europeus no Rio Grande do Sul criaram uma arquitetura popular, aproveitando sempre a madeira e a pedra abundantes. Um exemplar que resistiu ao tempo para testemunhar esta história foi a casa erguida pelo imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX, na então denominada 9ª Légua de Caxias ,(hoje bairros Santa Catarina, São José e Vila Cohab).

Em 1974, após servir a outros moradores: famílias Brunetta e Tomazzoni , e ter abrigado atividades comerciais tão diversas quanto armazém, ferraria e abatedouro de suínos, foi desapropriada para tornar-se museu. O Museu Casa de Pedra foi aberto ao público em 14 de fevereiro de 1975, tornando-se desde então, um espaço de referência para a comunidade e para visitantes. Popularmente conhecido como Casa de Pedra, edificação que merece cuidados constantes.

Uma completa restauração foi realizada em 2001, com apoio da iniciativa privada-Viação Santa Tereza, garantindo sua preservação. A denominação que passou a ser utilizada, Museu Ambiência Casa de Pedra, reflete o conceito aplicado ao bem cultural. À própria edificação- feita com pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinho falquejado e janelas afixadas em tijolos artesanais-, une-se o mobiliário interno que reconstitui o modo vida doméstico do final do século XIX. No piso inferior, sala, cozinha e forno para assar pão(externo) e no superior, quarto. É possível visitar este espaço e reconhecer as principais características da formação cultural de Caxias do Sul, centrada no trabalho familiar, na moradia e terreno como fonte de sobrevivência". (Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul)