quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Italiani – O legado de Celeste De Nardi na colonização de São Caetano do Sul (2)



O pioneirismo dos De Nardi legou à cidade o chamado Palacete De Mardi, hoje sede do Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, administrado pela  Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul , autarquia municipal criada  em junho de 1991, que em texto assinado pelo historiador Clovis Antonio Esteves resgata a história do casarão. 

" A família dos De Nardi residiu no Palacete por muitos anos. No espaçoso terreno havia um pomar com vários tipos de frutas e, na frente da casa, havia um jardim com muitas flores e um frondoso cipreste.

Ao lado deste jardim, havia uma capela com a imagem de São João Batista, aonde o padre vinha rezar o terço em determinadas épocas. Aos domingos, a família se reunia para o almoço ao redor de uma farta mesa, em que o patriarca recordava os momentos passados na Itália, e todos ouviam com muita atenção e interesse.

Em 1937, o Palacete De Nardi abrigou em seu espaço, que foi dividido, uma família oriunda de Minas Gerais, mais precisamente da cidade de Andradas. Esta família era formada pelo casal Gabriel Rosa Alves e Mariana Norberta de Souza e seus nove filhos.

A família De Nardi permaneceu no Palacete até 1940. Em seguida, o local foi vendido para a família Perrella, que morava  em frente. Depois, a residência acabou sendo uma padaria, e abrigou vários inquilinos, sendo inclusive sede de time de futebol, o América Futebol Clube, na década de 1950. Nos anos 1970, o imóvel já tinha sofrido várias modificações e se encontrava em total abandono.

No dia 9 de agosto de 1985, o prefeito Hermógenes Walter Braido, pelo decreto 4674/85, declara o referido imóvel de utilidade pública para fins de instalação do Museu Municipal. É iniciado o processo de restauração do imóvel, com a orientação técnica do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), órgão público estadual. Após três anos de exaustivo trabalho, o Palacete De Nardi foi entregue em 29 de dezembro de 1988 para abrigar o Museu”.


Italiani – O legado de Celeste De Nardi na colonização de São Caetano do Sul (1)


A imigração italiana  na região de São Caetano do Sul (SP), a família De Nardi tem papel de destaque. O pioneirismo dos De Nardi é resgatado no site da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul , autarquia municipal criada  em junho de 1991, em texto assinado pelo historiador Clovis Antonio Esteves.


“A família De Nardi chegou a São Caetano do Sul em 28 de julho de 1877, na primeira leva de imigrantes italianos vindos da província de Treviso, Itália. Tinha como patriarca Giovanni De Nardi, que recebeu o lote 24 do Núcleo Colonial, instituído pelo Governo Imperial com o objetivo de iniciar a colonização da Fazenda São Caetano, que até então pertencia aos monges beneditinos, substituindo o trabalho escravo por trabalho livre para obter maior desenvolvimento da região.

Celeste De Nardi, um dos filhos de Giovanni, recebeu o lote 23 do mesmo
Núcleo. Em 1880, casou-se com Lorenzina Gava, sendo este casamento o primeiro a ser registrado em São Caetano. Celeste e Lorenzina foram morar na casa de Giovanni De Nardi, que possuía uma olaria de fabricação de tijolos.

Celeste De Nardi havia aprendido o oficio de pedreiro já na distante Itália, e foi
ele que desenvolveu o trabalho de reforma da antiga capela dos beneditinos, logo no início do Núcleo Colonial. Mais tarde, começou a construir a sua casa, no lote
vizinho ao de seu pai; em 1896, quando terminou a obra, foi residir neste local. 

Esta casa com grandes cômodos tinha uma fachada suntuosa e uma arquitetura bastante arrojada, inspirada nos modelos de construções da Europa. Este padrão de residência não era comum naqueles tempos, e só as famílias mais abastadas podiam construir algo deste gabarito. Os tijolos empregados foram produzidos na olaria dos De Nardi.

Esta casa, que chamava a atenção pela sua grandiosidade, passou a ser chamada de Palacete De Nardi. Celeste De Nardi foi também quemdesenvolveu os trabalhos de construção da Matriz Velha, bem como de outros prédios  em São Caetano, como a sede da Sociedade de Mutuo Socorro Príncipe de Nápoli e a Cadeia Pública.

Logo que a família De Nardi foi morar no Palacete, um dos cômodos da
moradia foi cedido para abrigar a escola feminina, uma vez que as aulas estavam
sendo ministradas, provisoriamente, na igreja, já que as casas das antigas senzalas onde funcionavam as escolas da época, tanto feminina como masculina, haviam sido cedidas a moradores. Esta escola, que passou a ser denominada Primeira Escola Feminina, permaneceu no Palacete até a construção do primeiro prédio do grupo escolar".