quinta-feira, 4 de março de 2010

História (94 ) - "Far l'America (54)": A chegada dos italianos no Espírito Santo, relato de uma época


A história da imigração italiana no Espírito Santo encontra noRelato do Cavalheiro Carlo Nagar - Cônsul Real em Vitória (fevereiro de 1895)  importante testemunho de época guardado no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. O fluxo imigratório em Vitória teve início em 1874 com a expedição Tabacchi e a fundação da Colônia Nova trento, em Santa Cruz, ao norte do Vitória. A seguir trechos do histórico documento.


Italianità: A rota dos moinhos em Ilópolis, Rio Grande do Sul (2)

Localizado a 10 Km do centro de Ilópolis, o Moinho Vicenzi nasceu das mãos dos data de dos irmão Miotto para moagem de trigo e milho. Em 1960, Isidoro Lamperti e Riccieri Mucelin adquirem o moinho e a as terras em seu entorno. Olivo Vicenzi incorpora-se à sociedade e, quatro anos mais tarde, adquire totalmente a propriedade, que passa a se chamar Moinho Vicenzi. Em 1970, com a crise do Trigo-Papel, encerra-se a moagem de trigo. O moinho passa a moer somente milho e a descascar e polir arroz.

Em 1991 as atividades de moagem são encerradas e o prédio cai em total abandono. No ano 2000. a professora h Cortesão com seus alunos do curso de mestrado em Educação Ambiental da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) visitam o moinho e seu entorno. A professora o compara a uma paisagem japonesa. Com sua divulgação o moinho passa a ser incluído e procurado como ponto turístico de Anta Gorda e do Vale do Taquari. Em 2004 morre Olivo Vicenzi e seus filhos passam a administrar o patrimônio. O casal Isair e Adelaide Vicenzi decide recuperar o moinho. Em 21 de outubro, o moinho volta a funcionar na moagem de farinha de milho.A partir de 2008, o Moinho Vicenzi, já em pleno funcionamento, é incluído no Caminho dos Moinhos.

Oriundi: Bruno Giorgi, precursor da escultura moderna no Brasil

Escultor, pintor, desenhista e gravador, Bruno Giorgi nasceu em São Paulo (bairro da Mooca), filho de imigrantes toscanos. É considerado um dos precursores da escultura moderna no Brasil; Logo aos 11 anos, Bruno deixa o Brasil, poi seus pais decidem voltar para a Itália.

Estudou em Roma com Loss e em Paris, onde foi aluno do grande mestre Aristide Maillol um dos maiores representantes da escultura francesa do início do século XX, freqüentando as academias de Raçon e Grand-Chaumière. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália.

Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira e Alfredo Volpi Em 1937, viaja para Paris e freqüenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol. Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade, Lasar Segall Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet entre outros. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas. Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde - MES, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na praça dos Três Poderes, e Meteoro, 1967, no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Criador de formas abstratas, (seu trabalho "Prece" no Cemitério da Consolação é o único nesse estilo encontrado em necrópoles paulistanas), comprometido com uma linguagem mais contemporânea, Bruno Giorgi representou a simplificação dos elementos descritivos em proveito de volumes fortes, acentuando a matéria da escultura.

Contemplando-os vem-nos à mente o axioma de Leonardo Da Vinci "L' arte é cosa mentale". Sob a influência de Maillol sua carreira atravessou várias fases, desde as de maior predomínio naturalista até os volumes abstratos. Assinava BG e Bruno Giorgi. Embora preferisse para seus trabalhos abstracionistas o mármore de Carrara, a partir de 1975 Giorgi voltou à figura humana do início da sua carreira, esculpindo-as com os torsos mutilados, freqüentemente trabalhados no mármore rosa de Estremoz, norte de Portugal, em cujas cercanias instalou um ateliê.Faleceu no Rio de Janeiro em 1993.