quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

História (83 ) – “Far l´America (51)": Imigração e laços de família


A pesquisadora Maria Silvia Beozzo Bassanezi (UNICAMP) mostra o impacto do componente família no percurso da grande imigração, colocando em destaque o significado do núcleo familiar no contexto da chegada e enraizamento dos italianos no Brasil.

A seguir, trechos do trabalho Família e Imigração Internacional no Brasil do Passado (foto: familia Cillos, imigrantes em Santa Bárabara - SP - 1910 - Fonte Prefeitura Municipal)


 
 

História ( 82) – “Far l´America ( 50)": Navios e famílias que cruzaram o Atlântico

Um interessante trabalho de pesquisa sobre imigração italiana pode ser encontrado no site   Arquivo Histórico de Além Paraíba Estado de Minas Gerais. Os pesquisador Fernando Julio Korndörfer, por exemplo, é autor do trabalho projeto Chegada de Navios, que conta atualmente com mais de 4000 movimentações de embarcações pesquisadas, saindo e entrando em portos brasileiros entre 1800 e 1900.

Seu objetivo é colocar ao alcance dos pesquisadores, de forma confiável, tanto as informações sobre as chegadas de navios quanto as de seus passageiros, quando existentes. Korndörfer também elaborou uma lista indicando nome e local dos núcleos coloniais criados no Brasil Imperial bem como aqueles criados após o fim da monarquia.