quarta-feira, 31 de março de 2010

Italiani – Pietro Mari Bardi e as obras de artistas italianos no MASP (4)

O pintor Pietro Perugino (c.1447 – 1523) é o autor dado óleo sobre tela São Sebastião na Coluna que faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) construído pelo professor Pietro Maria Bardi. O quadro mede 191 cm x 115 cm e foi doada pela Companhia Antarctica Paulista S.A. A obra é assim descrita no catálogo do Masp.

"A representação de São Sebastião como um jovem atado à coluna, com o corpo crivado de setas, é freqüente na história da arte e remonta ao episódio em que o santo, então capitão e com um alto posto nas hostes romanas, foi torturado por ordem do imperador romano Diocleciano, quando suas ações em favor da difusão do cristia- nismo foram descobertas. Corria o ano 303 e seu castigo foi ficar amarrado, à mercê das flechadas desfechadas por arqueiros do exército.

Segundo a tradição seus ferimentos teriam sido tratados por uma piedosa mulher chamada Irene, que o curou. A construção forte da anatomia do jovem é feita de modo a despertar solidez a expressão serena do olhar para o alto, onde o maxilar se evidencia com calma, poderia significar a reminiscência do sacrifício maior experimentado por Cristo, fato que justificaria as duas colunas laterais a sustentar o templo, porém mostrando ao longe a placidez da paisagem numa espécie de redenção. O Museu do Louvre, em Paris, possui um outro São Sebastião também de autoria de Perugino, de dimensões menores, realizado, segundo os especialistas, sete anos antes da obra do MASP. Ainda segundo os historiadores, neste quadro o artista teria tido o auxílio de seus assistentes nos detalhes arquitetônicos”

Sobre o autor a referência é a seguinte: “A maioria das notícias biográficas de Perugino, mesmo a de Giorgio Vasari, o primeiro autor a elencar as vidas dos artistas, faz referência às suas origens extremamente humildes, condição que ele iria superar com seu afinco e dedicação no trabalho. Já trabalhando em Perugia quando tinha 20 anos, o artista será notado anos depois em Florença e outras cidades italianas, porém será sempre nas duas primeiras que manterá oficinas. São importantes as obras que realizou para a basílica de São Pedro, no Vaticano, inclusive nas laterais da Capela Sistina, traba lho que executou com outros pintores de sua época como Botticelli e Ghirlandaio. Em seus ateliês muitos jovens artistas iam praticar como aprendizes, tendo sido Rafael o mais importante dentre eles".

História (138 )- O fenômeno do grande êxodo sob olhares italianos (3)

Ao inserir em seu site canções que acompanharam os imigrantes italianos na epopeia do grande êxodo, a Fondazione Paolo Cresci per la storia dell’emigrazione italiana assim aborda a questão, deixando, ainda à disposição do internauta um série de links recuperando antigas músicas.

“I canti di emigrazione sono, in origine, canti di lavoro e di amore. Nascono nella prima metà dell’Ottocento legati alle migrazioni periodiche di boscaioli, carbonai, minatori e girovaghi in genere. ’Tutti mi dicon Maremma’ è tra i più antichi e si riferisce appunto agli spostamenti stagionali interni al paese: chi canta lamenta i disagi del lavoro faticoso e malpagato e impreca perché ha perduto la donna amata. A partire dalla ‘grande emigrazione’, essi mitigano il dolore della partenza, rassicurano contro gli incerti del viaggio e alimentano la speranza di ‘fare l’America’ “.