quarta-feira, 28 de abril de 2010

Italianità: Dança e raízes italianas em Carazinho, Rio Grande do Sul

A Associação Italiana Giuseppe Garibaldi foi fundada em 21 de maio de 1996 na cidade de Carazinho, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com o objetivo de promover a interação entre as culturas italiana e a brasileira, mais especificamente a gaúcha, devido a sitação geográfica da imigração.
A entidade mantém o  Grupo Folclorístico de Danças Italiana Giuseppe Garibaldi que é composto atualmente por dois grupos: o juvenil de 9 a 11 anos que conta com 16 integrantes e o adulto com alunos acima de 11 anos e possui 20 dançarinos.

Formado por alunos das escolas municipais e criado em 2002, vem desenvolvendo desde a sua formação, atividades que ultrapassam os passos da dança. Alem de encantar a comunidade local e regional com coreografias de cada região da Itália, a essência desde projeto cultural encantou, também, cada um dos integrantes do grupo. O alunos estão envolvidos com a dança e com ampliação do conhecimento que o contato com a cultura italiana proporciona.  O resultado deste trabalho pode ser observado tanto no desempenho escolar dos integrantes do grupo como na convivência familiar. Os alunos possuem uma rotina de quatro horas de ensaio semanal e estão bem preparados não só na parte técnica, como no conhecimento da cultura italiana. 

Além dos ensaios eles estudam e pesquisam o folclore regional da Itália, bem como estão aprendendo o idioma no curso de língua italiana oferecido pelo Instituto. Todos os gastos com viagens e produção dos trajes são custeados pelo Instituto e empresas da comunidade.(Fonte: Associação Italiana Giuseppe Garibaldi)

Italiani - Giuseppe Miolo: uva e vinho na serra gaúcha

A história da Família Miolo no Brasil começa em 1897, quando Giuseppe Miolo chegou ao país vindo da Itália. Ao chegar, o imigrante foi para Bento Gonçalves e trocou suas economias por um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, especificamente chamado Lote 43. Naquele mesmo ano, começou a plantar uvas dando início à tradição vitícola da família no Brasil. Na década de 70, a Família Miolo Foi pioneira no plantio de uvas finas, fazendo com que os netos de Giuseppe Miolo, Darcy, Antônio e Paulo ficassem conhecidos na região pela qualidade de suas uvas. Em 1989, a família começa a produzir o seu próprio vinho para venda a granel, era o início da Vinícola Miolo.

Alguns anos depois, em 1994, a empresa evolui para mais uma fase, engarrafando o vinho com a marca da família". O crescimento foi muito rápido, tão rápido que em 1998 a empresa deu início ao Projeto Qualidade, com a intenção de obter um crescimento sustentável, com investimentos constantes na terra, em tecnologia, em recursos humanos e no consumidor".(Fonte Miolo Wine Group)