sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Arquitetura – Italianos na construção da cidade planejada de Belo Horizonte (2)


Na cidade de Belo Horizonte ainda persistem marcas da influência de arquitetos italianos que participaram ativamente da urbanização local. É o que relata Marcel de Almeida Freitas, antropólogo (UFMG), mestre em Psicologia Social (UFMG), professor da Faculdade da Cidade de Santa Luzia (disciplinas História da Arte, Psicologia e Antropologia), autor do trabalho A influência Italiana na arquitetura de Belo Horizonte (Foto: Minas Tênis Clube) .

"Embora os modelos arquitetônicos fossem europeus, a arquitetura de Belo Horizonte teve a influência da mão-de-obra de imigrantes pobres que chegavam ao Brasil aos milhares, especialmente italianos, espanhóis e portugueses. Destarte, desde arquitetos e engenheiros até mestres-de-obras e 'pedreiros', a influência italiana na arquitetura de Belo Horizonte, entre 1900 e 1940, é indelével. Um dos estilos vindos com os estrangeiros é aqui abordado, o art déco". (Foto: Hospital Felicio Rocho)

"Em linhas gerais, o art déco caracteriza-se pela simétrica/axial com acesso centralizado ou valorizando a esquina (no plano horizontal), articulação de volumes geometrizados e simplificados (varandas semi-embutidas) ou sucessão de superfícies curvas (aerodinamismo), linguagem formal tendente à abstração (contenção expressiva dos ornamentos decorativos, quase sempre em alto e baixo relevo)"


"Em Belo Horizonte os edifícios mais significativos dessa fase são, entre outros, a Prefeitura Municipal, os colégios Marconi, Pio XII e Izabela Hendrix, o Minas Tênis Clube, os hospitais Felício Rocho (Felicio Rosso), Odilon Behrens, Santa Casa de Misericórdia e a Igreja São Francisco das Chagas. Entre os arquitetos e/ou engenheiros italianos mais atuantes nos primórdios de Belo Horizonte (1920- 1940) e responsáveis pela introdução do estilo, cabe sublinhar Luis Olivieri, Luis Signorelli, Raffaello Berti (projetou o Minas Tênis Clube - foto), Américo Gianetti e Romeo di Paoli. Esse último foi quem projetou o Hotel Imperial Palace"

Nenhum comentário:

Postar um comentário