sexta-feira, 26 de março de 2010

História (129 ) - Imigração e médicos italianos (2 )

De acordo com a pesquisadora Maria do Rosário Rolfsen Salles, autora do trabalho Médicos italianos em São Paulo - 1890 a 1930 embora existam registros italianos atuando na Medicina no Brasil antes do período da imigração em massa, foi somente a partir do final da década de 1880. 
 
"As origens segundo o local de nascimento indicam que uma pequena parte dos médicos era proveniente da região Norte da Itália (8,5%) - do Vêneto, do Piemonte, da Lombardia e da Emília Romana -, sendo a maioria proveniente da Itália Meridional (34%) - sobretudo das regiões da Campânia, seguida pela Calábria, Sicília e Basilicata - e uma porcentagem de 18,4% das regiões da Itália Central - Lácio, Toscana, Úmbria e Marcas. A partir do começo do século, há um aumento de Meridionais, acompanhando a tendência geral dos imigrantes italianos, conforme análise realizada por Alvim (1986).

Não há, entretanto, uma coincidência absoluta entre o processo mais geral da imigração italiana e a imigração dos profissionais médicos no que se refere às origens, em virtude do expessivo número daqueles que vinham convidados por instituições brasileiras e que eram provenientes das universidades de Roma ou do Centro-Norte italiano. A origem segundo as universidades revela uma distribuição semelhante à procedência segundo o lugar de nascimento. O maior número, em torno de 35%, provém da Universidade de Nápoles (região da Campânia), seguida pelas Universidades de Roma (Lácio), Turim (Lombardia), Bolonha (Emilia Romana), Pisa, Módena, Siena Toscana ), e Palermo (Sicília), em proporções menores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário