domingo, 7 de março de 2010

Italianità: Caminhos de Pedra, roteiro das raízes italianas na serra gaúcha (2)

No Caminhos de Pedra, roteiro da italianidade na serra gaúcha, os chamados Pontos de Visitação (13 no total, mas em expansão) são propriedades particulares de descendentes dos imigrantes, com atendimento realizado geralmente pelos proprietários, onde há demonstração e/ou degustação e explicação local. Por esse motivo em alguns locais é cobrada uma taxa por visitante.

Abaixo alguns a descrição de alguns desses locais


Restaurante Nona Luidia - Casa Bertarello




“Casa construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall'Acqua. Foi adquirida pela família Bertarello, por volta de 1925, e rebocada em 1930, ficando totalmente descaracteriza por mais de 60 anos. Em 1984 readquiriu a beleza original sendo a primeira casa restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra. Atualmente é propriedade de Hari Bertarello, e abriga restaurante típico colonial italiano dirigido pelas famílias Casagrande e Cantelli. Ao lado da casa destaca-se a enorme Maria Mole (ou Umbu) sob seu tronco e raízes forma uma pequena gruta que era utilizada como abrigo pelos primeiros imigrantes”.

Casa da Tecelagem 

"O velho casarão construído pelo imigrante Ângelo Giacomin em 1915 no município de Flores da Cunha - Travessão Hortência - Lote N° 50, foi desmontado e transferido para São Pedro em 2004. Manteve todas as características originais, sendo-lhe acrescentado o porão em pedras irregulares. No velho casarão relocado passou a instalar-se em dezembro de 2008 a Casa da Tecelagem, propriedade da família de Justina Foresti Cavalet, mantendo a produção manual de tecidos, (mantas, tapetes, etc.) em históricos teares artesanais. Além de presenciar o processo de produção o visitante poderá adquirir artigos confeccionados na casa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário