terça-feira, 16 de março de 2010

Italianità - Dança e música preservam raízes no Espírito Santo

Em Cariacica, no Espírito Santo,  grupos folclóricos ajudam a manter vivo o sentimento de italianidade, como relata o site Espírito Santo em Foco


"O Grupo di Ballo Saltarello foi fundado em 21/02/2002 e é filiado à Associação da Cultura Italiana de Cariacica (ACIC) conta com um repertório variado e apresenta danças de várias regiões da Itália, visto que cada região possui uma característica diferente e traços individuais. O grupo é conhecido pela originalidade das danças vivenciadas em cada coreografia, alegre e vibrante. Vem percorrendo todo o Estado do Espírito Santo e demais estados brasileiros, inovando sempre suas danças e através de cursos, na certeza de desenvolver ainda mais seu trabalho e manter vivas as tradições italianas".

Coral Italiano Infanto Juvenil Gingin D'Amore. 

Formado em abril de 1996, para cantar no 13º Congresso Eucarístico Nacional. Mais tarde, com o apoio dos pais e incentivo da comunidade, surgiu a iniciativa de continuar com o coral, porém com canções italianas . O primeiro ensaio do coral deu-se no dia 19 de fevereiro de 1997, nascendo assim o Coral Italiano Infanto Juvenil Gingin D'Amore, sua primeira apresentação foi na Festa do Bom Pastor em Campo Grande - Cariacica - E.S., em abril de 1997. Daí por diante, o Coral Italiano Infanto Juvenil "Gingin D'Amore", vem se apresentando com muita animação, representando a arte de cantar, alegrando festas típicas, eventos religiosos, festas de famílias tradicionalmente italianas abertura de pela ACIC.

Gruppo Folkloristico Tarantella

Fundado em março de 2003,  representa a continuidade da cultura italiana com apresentações de danças típicas de todas as regiões da Itália, estando vinculado a Associação dos Moradores do Núcleo de Campo Grande, a mesma que promove anualmente o "Encontro dos Descendentes de Italianos de Cariacica". A criação do grupo se fez com a intenção de despertar na sociedade a importância do folclore, seja qual for a cultura em questão. O grupo acredita que através da divulgação da cultura italiana, somado aos outros grupos folclóricos, a sociedade, principalmente jovens e crianças, seja em comunidades ou escolas, se interessarão em resgatar e preservar não só a cultura italiana, mas todas as culturas existentes em nosso País".

Nenhum comentário:

Postar um comentário