sexta-feira, 12 de março de 2010

Italianità: Tradição vêneta no Polentaço de Monte Belo do Sul (1)

A necessidade de realização de um evento com atrações características diferentes, nome popular e atrativo, fez com que o Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Su (rio Grande do Sul) criasse em 1996 criou um festa genuinamente popular e com alma italiana: o Polentaço

"Com características típicas, voltado para a cultura e integração entre comunidades, o Polentaço conta com uma programação muito interessante que vai da gastronomia típica regional com um cardápio atrativo que tem em sua base a polenta logicamente, micro feira de produtos coloniais e artesanato, baile italiano, shows de grupos que cantam e dançam o folclore italiano, jogos rurais que integram acima de tudo as comunidades do interior.

A primeira edição do festival da polenta, o Polentaço, foi no ano de 1996. Ao passar dos anos a comissão organizadora do evento percebeu a necessidade de algumas mudanças na programação, incluindo atividades e sempre melhorando o evento para o visitante. Começando pelas datas de realização. As duas primeiras edições realizadas no verão acabaram quase mescladas com a programação de outro evento realizado em Monte Belo: a "Festa de Abertura da Vindima", na qual é celebrado o início da colheita da uva. Desta forma a comissão tomou a decisão de realizar a festa da polenta no inverno, o que surtiu um efeito, uma vez que aderiram ao projeto entidades ligadas com o agricultor”.

“O cunho do evento é extremamente cultural, busca resgatar e manter vivas as tradições, os costumes e ainda prestar homenagem aos imigrantes que aqui chegaram. Este evento vem de encontro com os projetos que Monte Belo do Sul está buscando no caminho de um Desenvolvimento do Turismo Sustentável. Através de suas casas de pedra, casarões de madeira construídos com tábuas serradas manualmente, igrejas e capitéis que são os ícones da fé do nosso povo, dialetos que atestam um passado e origem identificáveis, gastronomia, na qual a polenta é o prato principal, o município demonstra seu grande potencial para o turismo e o significado e a atratividade só tem legitimidade pois são baseados na cultura, no legado cultural que herdamos dos nossos antepassados”. (fonte: site Polentaço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário