segunda-feira, 5 de abril de 2010

História (146 ) – A chega dos religiosos salesianos ao Brasil

Corria o ano de 1883 quando mais uma ordem religiosa católica e de origem italiana escolhia o Brasil para uma missão evangelizadora. Estamos falando dos Salesianos, ordem funda por Dom Bosco em Turim, no século XIX.

"Os salesianos chegaram ao Brasil em Niterói, RJ, em 1883, vindos do Uruguai. Antes, em 1882, o padre Luís Lasagna, então inspetor salesiano em Montevidéu, Uruguai, viera ao Rio de Janeiro, procurando um lugar para fundar uma casa salesiana. Foi até Belém do Pará, para conhecer melhor a nossa terra. Nem tudo o que viu era bonito. Veio com ele um seminarista, Teodoro Massano, o qual deixou escrito: 'Mas nas ruas, no porto e em todos os cantos das cidades víamos grupos de pobres meninos vestidos com um pobre farrapo, mas a maior parte sem nada, em plena nudez, abandonados à desventura. Ninguém, a não ser a polícia, pensa neles'.

Padre Luís Lasagna optou por ocupar-se principalmente dessa categoria de meninos abandonados, sem excluir os demais jovens.

O fundador da ordem 

'Dom Bosco foi o fundador dos padres salesianos. A palavra "salesianos" foi empregada pelo próprio D. Bosco, para nomear seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales. Ele nasceu na Itália, perto de Turim, no dia 16 de agosto de 1815, falecendo no mesmo lugar no dia 31 de janeiro de 1888. Era filho de pobres camponeses. Quis ser Padre para trabalhar com crianças e jovens educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral, visando formar "bons cristãos e honestos cidadãos".
Dom Bosco é hoje, o maior modelo de educador. Em seu centenário, o papa João Paulo II nomeou como mestre e pai da juventude. Em seu trabalho pedagógico ensinou que para educar é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar tantos os homens quanto o mundo, melhores”.(fontes: Editora Salaesiana e Rede Salesiana Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário