sexta-feira, 30 de abril de 2010

Italianità - Da Puglia para São Paulo: a devoção a San Vito Mártir

"Vito era filho de Illa, guerreiro e perseguidor de cristãos e foi criado por um casal de cristãos, servos do pai. Ao descobrir que o filho crescera cristão, Illa mandou prender e açoitar os três. Ajudado por um anjo, Vito conseguiu fugir, mas acabou preso pelo Imperador Dioclesiano, torturado e morto em 15 de junho de 303 d.C.

No ano 801 d.C., apareceu para a princesa Florência de Salerno, pedindo-lhe que enterrasse seus ossos na cidade Polignano a Mare, onde foi erguida a atual Igreja de São Vito. O milagre de suas aparições se espalhou e sua devoção ganhou o sul da Itália e a cidade de São Paulo. É considerado o protetor dos artistas, das doenças nervosas e dependentes de drogas.

A Associação Beneficente São Vito Mártir foi fundada por italianos e descendentes, em 1919. Ano que aconteceu a primeira festa, inaugurando uma nova e autêntica manifestação cultural italiana em São Paulo.

Desde então, a Associação realiza esta manifestação em homenagem a São Vito Mártir, o padroeiro da cidade de Polignano a Mare,  na Puglia  Foi desta região que veio a maioria dos imigrantes que se instalaram e formaram o Brás em 1889". (FonteAssociação Beneficente São Vito Mártir)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário