terça-feira, 8 de junho de 2010

Oriundi - O talento e o acervo do pintor Murilo La Grecca

"Filho de italianos, nascido em Palmares (Pernambuco), em 3 de agosto de 1899, Murilo La Grecca teve seu interesse artístico despertado no Recife, ainda criança, e sua formação construída entre o Rio de Janeiro – onde freqüentou o importante atelier Bernadelli – e Roma. De volta ao Recife, participa da fundação da Escola de Belas Artes, em 1939.

A anatomia humana é desenvolvida pelo artista ao longo da sua produção com forte influência da “Real Academia Del Nudo” onde estudou por 8 anos. Produziu intensamente por mais de 70 anos, deixando, por ocasião da sua morte, em julho de 1985, um acervo com 1.400 desenhos e 240 pinturas, cartas trocadas com Portinari e Giacometi, além de vários discos e mobiliários.

O Museu, instalado numa residência construída nos anos 60, de arquitetura modernista, foi inaugurado em 12 de dezembro de 1985, pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) com o objetivo de abrigar a coleção de obras do pintor – composta por desenhos de técnicas variadas como fusain, crayon, sanguínea, pastel, aquarela, “esfumato”, afresco e pinturas, além de objetos pessoais e mobiliários – doado, na sua integridade, à (FCCR), processo acompanhado na época pelo próprio pintor. O acervo foi catalogado e inventariado para constituir o que seria a Casa/Atelier do pintor, que veio a falecer antes da sua conclusão. No Museu também se encontram estudos feitos sobre uma obra executada na Basílica de Nossa Senhora da Penha, Os três Evangelistas, exemplo único no Brasil de um verdadeiro afresco". (Fonte: Prefeitura do Recife)

Nenhum comentário:

Postar um comentário