sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

História (231 ): Templos religiosos e imigração italiana em São Caetano do Sul (2)

No site da Fundação Pró- Memória (autarquia municipal) texto autoria do jornalista Alexandre Toler Russo, discorre sobre a construção de igrejas  São Caetano do Sul, obras ligadas diretamente a imigrantes italianos e descendentes.   
 
"O crescimento da população de São Caetano exigia a criação de um templo de maiores proporções. De fato, a igreja do Bairro da Fundação, construída pelos colonos, já não podia comportar o grande número de fiéis da cidade. Desse modo, em 1932 já estavam em andamento os trabalhos para a construção da Igreja Sagrada Família.Em 1936, o serviço estava terminado.

Os idealizadores da chamada Matriz Nova foram os padres José Tondim e Alexandre Grigolli. Erguer o templo só foi possível graças à colaboração dos cidadãos locais, das indústrias e do comércio. 
A conclusão das obras ocorreu na época em que padre Ézio Gislimberti comandava a paróquia. A decoração interna foi executada pelos pintores Pedro Gentili e Ulderico Gentili".

10 comentários:

  1. Ola Edoardo

    Sou filho do pintor Ulderico Gentili, irmão de Pietro Gentili. É com satisfação que vejo a preservação da memória dos imigrantes italianos e dos 'oriundi'

    Parabéns pelo Blog.....

    Daniel Gentili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma pintura de U. gentilli está aqui na cidade de Americana e uma pequena chapa de duratex emuldorada com um apaisagem. vou enviar a foto. será que vc pode reconhecer se é mesmo de seu pai?

      Excluir
    2. Devanir, entre em contato comigo, por favor. Tenho uma pesquisa sobre esse tema. Veja no site do meu projeto a seguir. Lá tem meus contatos. Gostaria muito de ver essa pintura que você está falando. Veja: http://www.oconstrutor.art.br/

      Excluir
    3. Daniel, seu comentário é de 2012, mas mesmo assim vou tentar contato... Tenho um trabalho que envolve a história dos Gentili. Por favor, se puder entrar em contato comigo, agradeço. Veja o site do meu projeto. Lá no menu Contatos tem meus emails, rede social, telefone, etc: http://www.oconstrutor.art.br/

      Excluir
    4. Estou assistindo esse programa no youtube! Que linda história. Que grande pessoa o Danilo Gentilli. Sou mais fã ainda agora!

      Excluir
  2. Meu filho. Você não é filho de ulderíco gentili nem aqui nem na china.
    Danilo Gentili humorista famoso que foi filho dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo Gentili , o humorista famoso, como diz vc, é neto de Ulderico Gentili.

      Excluir
    2. ele nao é Danilo , aprenda a ler....ele é Daniel Gentili, deve ser primo do Danilo.

      Excluir
    3. Calma, cara. Ele é o tio do Danilo Gentili. Ulderico Gentili teve 3 filhos: Daniel, Danilo e Dalva. Danilo Gentili jr é filho do irmão do Daniel Gentili.

      Excluir
  3. Os Gentili também estiveram em São Roque - SP e lá deixaram um belíssimo trabalho na Igreja Matriz.
    Vejam o trecho (a partir de 8´30´´) deste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=Eh98Z3M6FiI),onde o Sr.Zé do Nino fala sobre os irmão Gentili no período que estiveram na cidade.

    ResponderExcluir