quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

História 5 - Cartógrafos italianos no Descobrimento

A primeira carta geográfica assinalando o recém-descoberto território brasileiro data de 1502. E mais uma vez se trata de um fato onde a presença italiana é fundamental. Naquele ano, um cartógrafo português (que a história não identifica) concluiria uma encomenda feita pelo veneziano Alberto Cantino, que agia a serviço do duque de Ferrara: a execução de um novo planisfério.Nele surgem os seguintes nomes: Brasil, apontando não uma extensão de terra, mas um rio; Porto Seguro e Abadia de Todos os Santos. 





Em 1504 surge outra importante referência cartográfica: o planisfério de Fano, elaborado pelo genovês Vesconte di Maggiolo, onde o Brasil aparece identificado como Terra de Santa Cruz.




O navegador veneziano Sebastião Caboto, depois de ter navegado pelo litoral brasileiro em 1525, elabora em 1554 o seu mapa-mundi.






               



Outro belo mapa  feito por Giovanni Batista Ramusio (1565), coloca o Brasil em destaque, com ilustrações da vegetação nativa e de algumas atividades indígenas. Na obra que acompanha as cartas geográficas, Ramusi descreve assim os habitantes da região. “Le genti d´essa sono di buona forma; vanno ignudi, senza coprire niente;le loro labbra sono piene di d’ossa di pesce; Le loro armi sono come dardi; fede nessuna non hanno; mangiano per comune carni umane”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário