sábado, 2 de janeiro de 2010

História 6 - Cantino, o espião do Descobrimento I

Considerado o primeiro registro caratográfico do território brasileiro, o planisfério de Cantino mede 1050 mm x 2200 mm, datando de 1502. O italiano Alberto Cantino, agente dipomático do duque de Ferra, Ercule I D´Este, foi encarregado de encomendar o mapa junto a um cartógrafo português.
Um relato pormenorizado das origens dessa cartografia vem de Portugal. Trata-se de uma separata da Revista da Universidade de Coimbra (separata Universidade de Coimbra), de autoria de Moacir Soares Pereira. A separata conta, entre outras coisas, que o duque de Ferrara, sabendo da descoberta de novas terras pela esquadra de Cabral, enviou Cantino a Portugal  com uma missão específica: discernir com segurança aqueles eventos importantes. Cantino consegue se aproximar do rei Dom Manuel. Provavelmente, valendo-se de espionagem conseguiu informações preciosas sobre a viagem da esquadra portuguesa.   Para preservar as terras recém-descobertas, Dom Manuel decretara pena de morte a quem fizesse vazar informações sobre a carta de Pero Vaz de Caminha (carta do Descobrimento). 
Para cumprir com rigor sua missão,segundo relato de  Moacir Soares Pereira, Alberto Cantino não se intimidou com as frágeis disposições régias. Entendeu-se secretamente com um cartógrafo  português de notável capacidade, o qual executou por sua encomenda um magnífico planisfério, o mais belo e completo da época, baseado, sem dúvida, na carta padrão d´El Rei de Portugal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário