terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Italianità-Especial: De Palestra Italia a Palmeiras(4)

Fundado em 1914, o Palestra Itália realizaria sua primeira partida somente em 1915. No dia 24 de janeiro daquele ano, a recém-formada equipe se deslocou de trem até Sorocaba para seguir adiante até a cidade de Votorantin, local do jogo contra uma equipe local, o Savoia que já contava com 15 anos de vida e colecionava várias vitórias. O time escalado para o primeiro desafio palestrino era formado por: Silitiano. Bonato e Fúlvio. Police. Bianco e Vale,Cavinato. Fiaschi. Alegretti. Amílcar e Ferré.

Vicenzo Ragognetti, assim descreveria a histórica partida (Fonte site Palestrinos):

“Às 14:15 exatamente o árbitro Sr. Sílvio Lagreca apita o início do jogo. O primeiro tempo se inicia com um ataque à vala do Palestra. Mas a audaz tentativa dos vermelhos é desfeita por Valle que devolve a pelota ao campo contrário. Ataques e contra-ataques se sucedem vivamente e bem conduzidos. O público ferme continuamente incitando os jogadores. Bianco desenvolve um jogo maravilhoso. Após tirar habilmente a bola de Cardoso, tenta uma descida para o gol de Curbert, mas a poucos metros erra, mandando muito alto. Não foi apenas este o perigo passado pelo Savoia no primeiro tempo. Por várias vezes a sorte o protegeu no exato momento em que o ponto parecia assegurado. Termina o primeiro tempo sem que houvesse abertura de contagem.


Na fase final os elementos do Savoia redobram de energia. Desenvolvem um jogo veloz, sem trégua, disciplinado. Mas logo se mostram exaustos pela ação defensiva dos “tricolores” que atuam de modo surpreendente. De um momentâneo cansaço dos vermelhos se aproveitam os avantes adversários, que se põem a alvejar o arco de Culbert. Um gol ia sendo marcado, mas a defesa adversária prefere salvar como pode... cometendo pena máxima. Bianco atira a bola como um bólido para as redes. É o primeiro ponto da partida. Os aplausos e a conquista do ponto animam os onze de Gambini que se esforçam por manter e aumentar a vantagem obtida Um minuto depois é marcado um segundo gol. Ferreira, na área penal, comete uma falta, e o árbitro, atento é imparcial, pune inexoravelmente. Já os palestrinos não se preocupam com a ofensiva, mantendo-se em calma e prudente defesa. Observamos aqui que foi a primeira vez que o S. C. Savoia caiu vencido sem assinalar um ponto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário