terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Italianità – O trabalho do Gruppo Folklorístico Italiano Giuseppe Garibaldi

"O Brasil é um país formado por inúmeras etnias, as quais influenciaram a nossa história, cultura, economia, em todos os âmbitos da sociedade.

Os costumes, a alimentação, o vestuário e a própria língua foram enriquecidos pela miscigenação dessas culturas. Sabemos pela história que muitos imigrantes italianos fugindo das guerras que ocorreram no século passado na Itália, vieram para o Brasil e aqui trabalharam muitas vezes em regime semi-escravo.

Mas um povo corajoso e com mesma determinação e consciência que aqui chegaram venceram dificuldades quase sobre-humanas, doenças, miséria, fome e se superaram ao ponto de colaborarem na construção de uma nova pátria, chamada Brasil. Foi com esta consciência que um grupo de amigos de Cutitiba-PR reuniu-se com o objetivo de criar um grupo folclórico autêntico, que fosse fidedigno às tradições e à cultura italiana, e dispostos a trabalharem para divulgação desta cultura no Brasil. Então, em outubro de 1991, foi fundado o Gruppo Folklorístico Italiano Giuseppe Garibaldi, que começou a divulgar a tradição e a cultura italiana através de danças típicas de várias regiões da Itália.

Com muito sucesso, nestes 18 anos de existência, o grupo participou de diversos eventos no estado do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Desde festas populares a espetáculos em grandiosos teatros, o grupo leva a alegria contagiante e séculos de história de um povo cuja cultura nos enriquece até hoje nos mais variados aspectos.

AS APRESENTAÇÕES 

Em suas apresentações o grupo tem como objetivo mostrar o lado divertido e curioso desta descendência, que são estudados e pesquisados seriamente através de contatos com grupos folclóricos e entidades italianas, onde são mostrados com fidelidade cada costume, cada passo e cada coreografia do espetáculo. Através das músicas e das encenações teatrais das danças o grupo enriquece os conhecimentos não só dos descendentes de italianos, mas da população em geral, dessa cultura que está inserida no dia-a-dia de cada um, nos gestos, palavras e no sangue quente, demonstrado através das emoções.

As danças retratam, entre outras coisas, o cotidiano italiano em meados de 1800 a 1950. Nas cenas familiares da vida doméstica, são mostrados os casamentos e os hábitos. No trabalho, o cultivo da uva, do café e bem como alguns trabalhos manuais desenvolvidos pelos camponeses. Na fé, os costumes religiosos. O período da imigração também é apresentado, bem como a viagem, as esperanças e sentimentos do povo em relação a uma terra desconhecida, alegrando e emocionando pessoas de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário