sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Italianità - uma análise das raízes italianas na Festa da Uva de Caxias do Sul

Um belo estudo acadêmico sobre a Festa da Uva foi construído por Alexandre Fonseca Frigeri (mestrado Fundação Getúlio Vargas -2009). A seguir,trechos do estudo intitulado Os italianos, vinho e turismo: o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha .

 "De início, a Festa da Uva aparece como uma celebração ligada às tradições dos imigrantes italianos, mas com um forte apelo à criação de identidades e solidariedade ao nível local.

Sua interrupção de 1938 até 1949 esteve ligada à Guerra e às possíveis consequencias da suposta identificação da população de origem italiana com o fascismo, fato que ocasionou perseguições e até mesmo uma retração das atividades econômicas na região.

(...) A partir dos anos 1980, porém, pode-se observar uma retomada do conteúdo mais especificamente 27 ligado a uma ênfase nessas tradições que, no entanto, são redefinidas em termos de uma roupagem mais abrangente. É assim que os conteúdos da festa, ainda que mantendo o fio condutor de um apelo às tradições italianas, paradoxalmente ficam mais descolados do plano local e passam a ser regidos pelos impactos da globalização, a partir das mudanças estruturais que se operam no sistema internacional no decurso dessa década. A partir daí, a motivação inicial da festa se descaracteriza, progressivamente se afastando de seus propósitos originários de uma festa agroindustrial voltada à criação de identidades comunitárias, para servir mais aos propósitos do turismo, com a multiplicação de uma série de atividades paralelas ao evento.

Curiosamente, essas atividades paralelas, bem como os próprios conteúdos temáticos da festa, no entanto, continuam fortemente marcados pela ênfase nos costumes, tradição e cultura italianos. (...)A Festa da Uva pode ser enquadrada como uma celebração periódica que inventa, no âmbito regional, a tradição de retorno às raízes italianas da população local, difundindo e mantendo a continuidade de valores e costumes centrados no culto à gastronomia, hábitos alimentares, jogos e outras atividades, tendo como símbolo a uva, e 29 que funcionam como um elemento aglutinador de aspectos ligados à cultura e identidade italianas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário