segunda-feira, 15 de março de 2010

História (114)– Especial: Imigrantes e Fascismo(1)

Nos anos 20, a escalada do fascismo na Itália não tardaria a se refletir fora das fronteiras daquele país, sobretudo em zonas onde era significativa a presença de imigrantes italianos. Acontecimentos, personagens e movimentos ligados à defesa e luta contra o regime totalitário chefiado por Benito Mussolini serão abordados em mais um segmento especial deste blog.

“No decorrer dos anos 20, o regime fascista recuperou a antiga idéia de criar uma Itália no exterior via emigração (ainda que sob um novo enfoque) e o seu objetivo de expandir as fronteiras econômicas e culturais italianas através da mesma. Essa política – que dura, grosso modo, até o final da década de 20 – se refletiu nos interesses italianos no Brasil. De fato, em vez de ver no país mera válvula de escape para a exuberância demográfica italiana, o governo fascista passou a ver, no Brasil, um terreno fértil onde se podiam perseguir objetivos econômicos, culturais e mesmo políticos”. .É assim que João Fábio Bertonha (Unicamp) inicia seu trabalho O Brasil, os imigrantes italianos e a política externa fascista, 1922-1943 .


"(.. )Os anos 20 vão ver, de fato, uma profusão de declarações dos representantes italianos no Brasil e de pensadores da própria Itália sobre como a espansão italiana no mundo se daria pela via econômica e cultural e como, nesse contexto, o Brasil – e especialmente São Paulo – seria um lugar privilegiado, onde surgiria uma grande nação latina ligada culturalmente à Itália e um mercado capaz de absorver imensas quantidades de produtos italianos e complementar a sua economia com vasto fornecimento de minérios, matérias primas e alimentos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário