quinta-feira, 18 de março de 2010

História ( 119)- "Far l´America (67)": Como surgiu o Vale Vêneto, no Rio Grande do Sul

No final dos setenta do século XIX imigrantes italianos vindos da região do Vêneto fixavam-se na região central do Rio Grande do Sul, expandido a colônia de Silveira Martins. Nascia assim o Vale Vêneto, hoje distrito do município gaúcho de São João de Polesine.

No contexto da fundação desse núcleo italiano passou para a história o nome de Paolo Bortoluzzi. A família Bortoluzzi mantém na internet um relato da chegada de Paolo às terras gaúchas. Em Val del Buia, na colônia de Silveira Martins, Paolo Bortoluzzi e as 120 famílias que liderava, deixavam para trás um rastro de infortúnios, sofrimento e mortes e dirigiram-se para uma localidae próxima, conhecida como Buraco, que mais tarde se transfornmaria em Vale Vêneto.

"Paolo Bortoluzzi, homem de fé inabalável, foi, entre os imigrantes, figura importante que muito fez para que pusessem sua confiança em Deus e não desanimassem, frente a tantas dificuldades vividas no Barracão. Foi então, que em 20 de outubro de 1878, Paolo Bortoluzzi, juntamente com as 120 famílias que liderava, chegou a Vale Vêneto, conhecido inicialmente pelo nome de ”Buraco”, por estar cercado de montes, com declives acentuados, um vale ladeado de paredões rochosos por três lados. Estas pessoas, merecem todo respeito pelo espírito desbravador.

Dormiam no chão como animais, rodeados de montanhas, cobertos de selva. Sabiam que não haveria mais retorno. Partiram, então, para o trabalho, abrindo uma clareira o mais rápido possível e construindo casebres feitos de ripas de coqueiros e cobertos com as folhas dos mesmos. Mantinham aceso sempre um fogo dia e noite, para afugentar os animais ferozes (tigre-preto, lobo do mato, onça, porco do mato). Aos poucos iam construindo as moradias de pau a pique revestidas de barro.

O lugar deixou de ser chamado de  'Buraco' e passou-se a chamar de 'Val dei Bortoluzz', em conseqüência das seis  famílias Bortoluzzi, formada de 34 membros, com uma situação financeira de certa forma privilegiada em relação às demais imigrantes que os acompanhavam. Mais tarde, com a chegada de novos imigrantes, passou a ser chamado de 'VAL VÊNETTA', isto após uma reunião feita pelos colonos moradores do Vale, no dia 8 de dezembro de 1881, sempre de acordo com opinião dos mais velhos, como era de costume.

O forte argumento que levou à decisão deste nome era que estavam vivendo em um bonito Vale e também porque procediam da região Vêneto. Porém em 1909, com a visita do bispo de Porto Alegre, Dom José Gonçalves Ponce de Leão, sugeriu que o nome fosse em português. Com o acordo de todos passou-se a chamar-se de Vale Vêneto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário