quarta-feira, 10 de março de 2010

Italianità: lazer e esporte entre amigos e família (2)

No site da Prefeitura de Erechim a bocha, jogo introduzido no Brasil pelos imigrantes italianos é assim definido:

"A origem da bocha (conforme alguns historiadores) remonta a um jogo praticado no Egito e na antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos - pedras redondas. Para Roger Nelson Steiger, no livro: 'O emocionante espetacular esporte da bocha", parece entretanto não haver dúvidas que o jogo de bocha é de origem italiana e de que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de "boccie', sendo durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados durante expansão do império".

"Para ele, já no ano de 1500 o boccie era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, tendo sofrido daquele tempo até hoje várias transformações e agora é visto como um esporte de considerável prestígio internacional. Os latinos o propagaram profundamente durante a idade média, sendo o mesmo tão popular que é praticado nas praças públicas e nas ruas, a tal ponto que Carlos IV em 1319, também Carlos V e mais tarde o Patriarca de Veneza, em 1576, foram obrigados a proibir a sua prática. A Bocha no Brasil Trazido para a América pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. O estado de Rio Grande do Sul foi onde iniciou no Brasil, depois Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este esporte vem sendo praticado em clubes, centro comunitários, empresas, sindicatos, paróquias, praças, praias etc".

O jogo Consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes. O comprimento da cancha-padrão é 20,5 metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário