terça-feira, 9 de março de 2010

Italianitá: lazer e esporte entre amigos e família (1)

No âmbito do legado da cultura dos imigrantes pioneiros que vieram para o Brasil na esperança de construir ou reconstruir suas vidas vale lembrar o legado de jogos de cartas como a mora ou de quadras como a bocha..   No site Projeto Memoria da EsteEditora um espaço espacial é dedicado a esse tipo de carteado.

“O jogo da mora é uma tradição trazida da Itália, sobretudo pelos imigrantes da região do Vêneto, tradição esta que se manteve e se incorporou aos hábitos e costumes dos seus descendentes. Mora, segundo o escritor Frei Aquiles Bernardi, significa morra, jogo aleatório dos imigrantes italianos. Consiste em acertar a soma dos dedos que os contendores venham a expor sobre a mesa. A principal característica é a agilidade no estender os dedos sobre a mesa entre gritos e batidas – para o encanto e a torcida das crianças e adultos que cercam o local. Além desta agilidade, é importante que o jogador perceba que fez o ponto e o diga; caso contrário, o adversário el da sora (continua) e, assim, não se efetua a marcação do ponto".

"A mora é um jogo que exige, dos participantes, movimentação rápida dos dedos e mãos, num alternar de encolhe, abre, fecha e bate, enquanto se ouve velozes pronúncias dos números de zero a dez: muta, uno (un), due (du, un per un, un per uno), tre (trrr), quatro, cinque (sinque), sei (ces), sete, oto, nove, dieci (diese, o tuta). É, também, exigido do jogador raciocínio treinado e reflexos apuradíssimos. . Os jogos típicos dos italianos e seus descendentes, ao final de tarde durante a semana, ou aos domingos após a missa eram os da mora, a bocha e o baralho (bisca, trissete, quatrilho, canastra, escova, escovão, dentre outros)".

"O jogo da mora era um dos esportes preferidos, que marcavam os filós e encontros nas capelas aos domingos. Trata-se de um jogo que exige raciocínio rápido para cálculo matemático, agilidade e grande esforço físico pelos movimentos repetitivos das mãos sobre a mesa de jogo. Basicamente o mecanismo do jogo se dá na soma dos dedos entre os jogadores, que expõe na mesa cantando em voz alta o número desejado. Quem acerta a soma proposta entre os seus dedos e os dedos de seu adversário marca o ponto, em seguida, inicia-se com outro jogador a disputa de um novo ponto".

"As jogadas e trocas entre jogadores se repetem sucessivamente até chegar a 12, 15, 16 ou 21 pontos, quantidade estabelecida para se ganhar uma partida. O jogo da mora se caracteriza pelo barulho feito na mesa de jogo, tanto pelas batidas fortes na mesa, geralmente de madeira, como pelas chamadas dos números em alto tom de voz. Outro ponto interessante é a chamada dos números pelos jogadores que mais freqüentemente substituem o número três e o número seis por um simples grito, dando a entender que se referem as estes números, sem precisar chamar exatamente o nome".

"A marcação do ponto também tem uma dose de comemoração, vibração e emoção que se diferenciam de acordo com a característica de cada jogador. A mora pode ser jogada em duas, quatro ou mais pessoas, tendo um juiz ou mais, que observa as jogadas para marca os pontos. O juiz só pode marcar o ponto quando, quem o fez, faz um sinal apontando; caso contrário, deve permanecer calado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário