sexta-feira, 5 de março de 2010

Italianità: A rota dos moinhos em Ilópolis, Rio Grande do Sul (3)

A história do Moinho Moinho Dallé data de 1919 quando Giuseppe Bortolanza constrói o equipamento movido a energia hidráulica com um jogo de pedras mó para a moagem de milho. Os irmãos José e Theobaldo Acco adquirem o moinh0, em 1926 o e acrescentam mais um jogo de pedras mó para a moagem de trigo.

Na década de 50 José Dallé compra a parte societária do seu tio José Acco. O moinho ganha o nome de Moinho Acco e Dallé Ltda. Em 1953, um segundo módulo de 10 metros de altura e um silo com capacidade de armazenamento de até 200 toneladas de trigo são acrescentados. O moinho passa à energia de propulsão a óleo. É instalado um cilindro para a moagem de trigo. José Dallé adquire a parte de Theobaldo Acco e o moinho passa a chamar-se Moinho José Dallé (1967). 
Em 1980, com o falecimento de José Dallé, os seus filhos assumem o negócio e o moinho finalmente passa a ter seu nome atual, Moinho Dallé Ltda. Dois anos mais tarde o cilindro de trigo é desativado.

Em 2000 a professora Judith Cortesão com seus alunos do curso de mestrado em Educação Ambiental da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) visitam o moinho e encantam-se com a região do Borghetto, suas edificações de madeira (Bodega Goldoni, Capitel de Santa Maria Bambina, antigo hotel) e com a tranqüilidade do lugar. Em 2008 O Moinho Dallé segue funcionando e é incluído no Caminho dos Moinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário