segunda-feira, 12 de abril de 2010

História (155) - "Far l´America ( 79): Associativismo italiano em Belo Horizonte

Um interessante relato do associativismo italiano em Belo Horizonte  no século XIX é traçado por Daniel Gonçalves Cavalieri

"A primeira forma de associação dos italianos de Belo Horizonte foi a Società Italiana de Assistenza, fundada em 1897. Essa instituição tinha como base a moral e o progresso. Seus fins se pautavam no mutuo socorro, na instrução e na educação intelectual e moral, além da recreação. Somente podiam ser sócios dessa sociedade os italianos e ítalo-descendentes, desde que estes falassem o idioma pátrio. Essa sociedade apresentava-se apolítica e dava plena liberdade aos seus componentes de professarem suas crenças religiosas e filosóficas, além de seus ideários políticos.

A associação foi mantida pelos próprios sócios e prestava serviço de assistência médica para os mesmos. A mais importante sociedade italiana, não só em Belo Horizonte, como em todo Brasil, era a Casa d´Italia. Essa instituição tinha como finalidade fortalecer o espírito de italianidade dos seus associados e, em geral, dos italianos que vivem fora da pátria. A Casa d´Italia tinha como cerne aproximar todas as sociedades e instituições italianas, ou de fins de italianidade, existentes ou que viessem a existir em Belo Horizonte, prestigiar as autoridades italianas, respeitar as leis brasileiras, estabelecer e fortalecer o espírito de italianidade e desenvolver a instrução, os esportes e a assistência aos seus sócios. Tinha como sócios fundadores outras instituições, tais como a Opera Assistenziale Fausto Cecconi, a Societá 10 Italiana di Assistenza, a Associazione Nazionale Combattenti e a Societá Italiana Dante Aliguieri. É interessante situar que todas essas associações e sociedades que permaneciam internamente na Casa d´italia não aceitavam sócios brasileiros, mas somente, os italianos e ítalo-descendentes.

De acordo com o estatuto da Opera Assistenziale Fausto Cecconi, localizada no interior da Casa d´Italia, a instituição tinha por objetivo proporcionar assistência moral ou material aos cidadãos italianos, além de serviços jurídicos, no intuito de defender os direitos desses. Somente poderiam ser sócios dessa sociedade todos os cidadãos de nacionalidade italiana de boa moralidade civil, e assim como todas outras instituições, apresentava-se como apolítica. Se, por ventura, houvesse o fechamento desta, seus bens seriam todos transferidos para a Casa d´Italia".


Nenhum comentário:

Postar um comentário