segunda-feira, 12 de abril de 2010

História (156) - "Far l´America ( 80): As marcas do associativismo em Belo Horizonte

Daniel Gonçalves Cavalieri ao pesquisar sobre a imigração italiana em Belo Horizonte, assim relata o associativismo entre os imigrantes.


 "A Associazione Nazionale Combattenti, também localizada no interior da Casa d´Italia, especificamente no Salão da Victoria, era uma instituição constituída por ex-combatentes italianos que propunha a conservação dos vínculos de fraternidade entre os combatentes, além é claro, do culto a pátria italiana. Defendia os valores da “nação”, a glorificação dos mortos em guerra e da sua memória. Abarcava todas as formas de assistência que poderiam ajudar os combatentes a vencer as dificuldades da vida e a cumprir os seus deveres sociais.
Além das sociedades instituídas no interior da Casa d´Italia, existiam outras que abriam espaço para “interação” entre a comunidade italiana e a comunidade brasileira. De acordo com o Estatuto do Centro Ítalo-mineiro de Cultura, essa instituição era apolítica e tinha por objetivo central manter e desenvolver as relações culturais e de amizade existentes entre o povo mineiro e o povo italiano. O centro realizava seus fins mantendo cursos gratuitos, organizando conferências, concertos e outras manifestações. Funcionava dentro dessa instituição, o centro 'Amigos da Latinidade', que 'tinha por fim especifico promover o estudo e o conhecimento de tudo que se refere à civilização latina comum aos dois povos.' Obviamente, poderiam associar-se pessoas maiores de idade sem distinção de nacionalidade.

Por fim, a Organização Nacional Desportiva, fundada em 1º de dezembro de 1935, substituindo á antiga sociedade italiana Opera Nazionale Dopolavoro, se apresenta como uma instituição que apesar de ser italiana permitia a participação de pessoas de qualquer nacionalidade, tendo como objetivo promover atividades culturais, esportivas, de assistência e de instrução para os seus sócios. A sociedade constava de quatro seções: educação artística, 11 instrução, educação física e assistência; e firmava como uma instituição apolítica, onde fomentava a conservação dos vínculos de fraternidade entre seus componentes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário