domingo, 25 de abril de 2010

História (172 ) - "Far l'America (94)": A religiosidade do pioneiro Giuseppe Giacomelli

Marcas da presença italiana em Caxias do Sul estão conservadas até hoje. Uma delas é a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria á localizada na comunidade de mesmo nome, no travessão Santa Rita da 3ª Légua.

"Foi inaugurada em 1892, depois de 11 anos de trabalho comunitário para a construção. A capela foi fruto de uma promessa realizada pelo imigrante italiano Giuseppe Giacomelli, que antes de migrar para o Brasil lutou na guerra do Império Austro - Hungárico durante sete anos. Giacomelli esteve três anos na Marinha e quatro no Exército como tenente de artilharia. Foi ferido oito vezes, perdendo meio calcanhar do pé esquerdo. Viu seus dois irmãos e suas irmãs freiras enfermeiras morrerem.

Como era devoto do Sagrado Coração de Jesus e Maria, fez uma promessa de que, acaso saísse vivo da guerra, construiria um santuário para os Sagrados Corações, cumprindo sua promessa. A Capela é uma das mais antigas de Caxias, totalmente construída em pedra, com imagens trazidas da Itália. O piso é original em cerâmica feita artesanalmente, com argila trazida em lombos de mulas do vale do Caí. Atrás da Capela está o cemitério dos imigrantes e da comunidade. É um dos pontos turísticos mais visitados do Roteiro Turístico Estrada do Imigrante e fica ao lado da Vinícola Grutinha". (Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário