segunda-feira, 26 de abril de 2010

História (173 ) - "Far l'America (95)": A casa de pedra do pioneiro GIuseppe Lucchese em Caxias do Sul

"Os imigrantes europeus no Rio Grande do Sul criaram uma arquitetura popular, aproveitando sempre a madeira e a pedra abundantes. Um exemplar que resistiu ao tempo para testemunhar esta história foi a casa erguida pelo imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX, na então denominada 9ª Légua de Caxias ,(hoje bairros Santa Catarina, São José e Vila Cohab).

Em 1974, após servir a outros moradores: famílias Brunetta e Tomazzoni , e ter abrigado atividades comerciais tão diversas quanto armazém, ferraria e abatedouro de suínos, foi desapropriada para tornar-se museu. O Museu Casa de Pedra foi aberto ao público em 14 de fevereiro de 1975, tornando-se desde então, um espaço de referência para a comunidade e para visitantes. Popularmente conhecido como Casa de Pedra, edificação que merece cuidados constantes.

Uma completa restauração foi realizada em 2001, com apoio da iniciativa privada-Viação Santa Tereza, garantindo sua preservação. A denominação que passou a ser utilizada, Museu Ambiência Casa de Pedra, reflete o conceito aplicado ao bem cultural. À própria edificação- feita com pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinho falquejado e janelas afixadas em tijolos artesanais-, une-se o mobiliário interno que reconstitui o modo vida doméstico do final do século XIX. No piso inferior, sala, cozinha e forno para assar pão(externo) e no superior, quarto. É possível visitar este espaço e reconhecer as principais características da formação cultural de Caxias do Sul, centrada no trabalho familiar, na moradia e terreno como fonte de sobrevivência". (Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário