quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cultura - A polêmica escultura da Travessia do Atlântico (3)


Após 25 anos, o  monumento Heróis da  Travessia do Atlântico, neste mês de dezembrro de 2010, voltou para seu lugar de origem: as margens da Represa de Guarapiranga (Zona Sul da Cidade de São Paulo) Obra do escultor ítalo-brasileiro Ottone Zorlini foi inaugurada em 1929, por iniciativa da Sociedade Dante Alighieri, como homenagem aos aviadores italianos Francesco De Pinedo e Carlo Del Prete, que dois anos antes (mas já cinco anos depois dos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral), a bordo do Savoia-Marchetti S.55, haviam feito uma das travessias aéreas pioneiras do Atlântico Sul, bem como ao brasileiro João Ribeiro de Barros, que, pouco tempo depois, ainda no ano de 1927, realizou a mesma façanha, a bordo do hidroavião Jahú.
Os mais jovens talvez não saibam que a obra de arte, que nos últimos 25 anos esteve na Avenida Brasil, foi durante muitos anos um marco do Distrito do Socorro e registra um dos fatos mais importantes da aviação brasileira, a travessia d Oceano Atlântico nos anos 20. Um verdadeiro feito para o início do século passado.
Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros determinou que o monumento fosse movido para os Jardins, para ser protegido de uma série de depredações que vinha sofrendo, onde permaneceu até meados deste ano. Neste seu retorno ele ficará dentro do parque municipal da Barragem que é cercado e será iluminado, além de ficar exatamente em frente a um Distrito Policial, tudo isto para evitar que ele venha a sofrer qualquer dano no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário