quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

História 3 - Vespúcio e Mundus Novus

Outro texto de grande importância atribuído a Amerigo Vespucci é "Mundus Novus" editado entre 1503 e 1504. É um sumário sobre duas expedições ao Brasil endereçado a Piero Soderini, senhor em Firenze.O autor descreve (em latim) uma terra cheia de surpresa: homens e mulheres nus, cultura antropofágica, animais selvagens, natureza exuberante. Em seu livro, "o Brasil de Américo Vespucio" (1996), o italiano radicado no Brasil, Riccardo Fontana, traz uma tradução desse texto. Abaixo, fragmentos de "Mundus Novus".


"(...) Este país é mais habitado do que qualquer outro que tenha visto e as pessoas são muito dóceis e mansas. Não ofendem ninguém, andam totalmente nuas como a natureza as criou, nuas nascem e nuas depois morrem; têm corpos muito bem modelados e bem proporcionados; a cor puxa para o avermelhado e isso acontece porque, estando nuas, são facilmente queimadas pelo calor do sol. Têm cabelos negros, mas longos e corridos. Têm, a face de belo e gentil, nas fazem-na virar feia de maneira incrível, porque a trazem toda furada, isto é as maças do rosto, as maxilas, o nariz. os lábios e as orelhas; não de um só pequeno furo, mas de muitos e grossos furos.(...) Extraída a carne, enchiam a cavidade de certas pedrinhas esbranquiçadas, marmóreas e cristalinas ou de lindíssimo alabastro"




 "(...)Se quisesse lembrar quanto ali existe e descrever todas as espécies de animais, nunca terminaria. (...) Todas as árvores são odíferas e todas produzem goma, óleo ou algum líquido, que trariam saúde aos nossos corpos, se porventura as conhecêssemos. Considero que se o paraíso terrestre fosse neste mundo, não ficaria longe destas regiões"  











Nenhum comentário:

Postar um comentário