sábado, 16 de janeiro de 2010

Oriundi (Futebol) - Altafini "Mazzola", craque da bola no Brasil e na Itália


No mundo do futebol, a italianidade no Brasil tem um nome que fez história: José João Altafini, que ganhou fama nacional e internacional (itália) com a alcunha de Mazzola (pela semelhança com o jogador italiano Valentino Mazzola). Nascido em Piracicaba (24 de julho de 1938), filho de imigrantes italiano ( Gioacchino Altafini  e dona Maria Marchesoni), Mazzola iniciou sua carreira futebolística no Clube Atlético Piracicabano, como atacante.




Em 1956 passaria a integrar o elenco da Sociedade Esportiva Palmeiras, clube onde jogou por dois anos marcando 85 gols em 114 partidas. Vestiu a camisa da seleção brasileira em 1957, jogando ao lado de Maurinho, Pagão, Dino Sani e Tite. No ano seguinte estaria na Copa do Mundo da Suécia onde ajudou o Brasil a conquistar o seu primeiro título mundial. Na Copa de 58, Mazzola disputou três jogos e marcou dois gols.


Ainda em 58, Mazzola deixaria o Brasil. O Milan desenbolsaria um bom dinheiro para levá-lo aos gramados italianos. E o investimento valeu a pena. Com a camisa do Milan, e atuando com o nome de Altafini, o jogador ítalo-brasileiro comemorou três títulos nacionais (59, 62 e 68)), além da cobiçadas Copa dos Campeões (69) e Recopa (68). Na Itália, Altafini jogou também na Juventus, sagrando-se mais uma vez campeão nacional (1972) e no Napoli


Em 1962, Altafini iria à sua segunda Copa do Mundo, desta vez vestndo a camisa da “Azzurra”. Mas a Itália decepcionou e não passou da primeira fase do torneio, onde o Brasil levantaria a Taça Jules Rimet pela segunda vez. Antes de encerrar sua carreira, Altafini disputou alguns jogos no cantão italiano da Suíça.Fixou residência na Itália onde passou atuar como comentarista esportivo, profissão atual (2010).Para se ter uma idéia do prestígio de Mazzola na Itália vale a pena visitar o site Maglia Rossonera um dos tanto sites de fanáticos pelo Milan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário