domingo, 10 de janeiro de 2010

Oriundi (Arquitetura) –As marcas de Rino Levi


Filho de imigrantes italianos, o paulistano Rino Levi (1901 – 1965) é escreveu páginas importantes na história da arquitetura nacional. Sua formação, enquanto profissional está ligada à Itália. Em 1921 ingressa na Escola Preparatória e de Aplicação para os Arquitetos Civis em Milão, Itália, em 1921. Três anos mais tarde passa a freqüentar a a Escola Superior de Arquitetura de Roma. De volta ao Brasil, sua carreira passa pela construção de pequenas residências e conjuntos de casa de aluguel para pessoas da comunidade italiana paulista.
Seus primeiros projetos modernos foram realizados entre 1929 - quando visitou a residência modernista de Gregori Warchavchik e ficou bastante impressionado - e 1930.


São desse período o conjunto de casas Previdelli e o estudo para o Edifício Columbus, de fevereiro de 1930, na Avenida Brigadeiro Luis Antônio (primeiro condomínio de apartamentos da metrópole, demolido em 1971). Outras obras de vulto foram o cinema UFA-Palace, na Avenida São João, a Residência Médici, em Santo Amaro, e o Edifício Sarti, na Praça da República.




Estes edifícios paulistanos racionalistas, apresentam volumes simples, com estrutura evidenciada. O projeto do Cine Ufa-Palácio, pelos princípios de acústica aplicados, lhe rendeu diversos outros projetos de cinemas: Cine Universo (1936), o Cine Art-Palácio de Recife (1937) o Cine Ipiranga (1941) e o Teatro Cultura Artística (1942). Seus projetos são, na ocasião, publicados na Revista Politécnica e nas revistas Architettura (Itália) e Architecture d'Aujourd'Hui (França). São Paulo tem outras importantes obras de Rino Levi, como o Teatro Cultura Artística, no bairro da Consolação, em São Paulo (1942), o edifico sede da Fiesp na Avenida Paulista, e o Hospital Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (1958). Em Santo André, no ABC paulista, Levi projetaria seu último edifício, o Centro Cívico em 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário