quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

História (67 ) – "Far l’America (35 )”: donne e imigrantes, a força de trabalho feminino na composição da renda familiar

“Além do café e do cereal, as mulheres cuidavam dos animais que representavam outro adicional de fonte de renda. Embora a atividade da mulher fosse sempre qualificada como “trabalhos de casa”, inúmeras iam para a lavoura. Os produtos e os animais que excediam o necessário consumo da família eram vendidos,‘os trabalhos de casa, executados pelas mulheres acabavam também colaborando no orçamento doméstico”

“A importância da mulher mais velha aparece registrada no balanço de uma família grande: “a família era composta por uma mulher velha, um homem adulto, uma mulher adulta, uma mocinha de dezesseis anos, um rapaz de quatorze anos e duas crianças de nove e cinco anos, que cuidam de nove mil pés de café”.

A mulher ajudada pelas crianças com menos de doze anos acabava contribuindo com praticamente a metade do dinheiro recebido durante o ano, além de cuidar da casa, cozinhar, costurar, cuidar da horta, juntar lenha dos bosques, fazer o sabão, a charcuteria, criar porcos e galinhas, confeccionar colchões, fazer conservas, farinha de milho e mandioca, polvilho, beneficiamento de café e arroz, nos pilões, rapadura, queijo e manteiga, etc. A importância da mulher era fundamental para a sobrevivência da família”.

“A mulher exercia um papel muito importante no sistema de colonato, porém, não existiam enquanto trabalhadoras individualizadas. Aparecia como mãe, filha ou esposa. O homem era simultaneamente chefe da família e de trabalho, seu poder atingia a todos os membros transformando a família 'em seus trabalhadores'. As mulheres e os jovens de doze a dezesseis anos, eram considerados “meia enxada”, como se produzissem a metade do que produzia um homem. 'Enxada' era o trabalhador adulto e do sexo masculino, acima dos dezessete anos, com plena capacidade física”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário