sábado, 6 de março de 2010

Arquitetura e Construção: legado dos italianos no Rio Grande do Sul (2)

Carlos Alberto Avila Santos autor do trabalho Construtores italianos no ecletismo arquitetônico do Sul do Rio Grande do Sul  traça perfis dos arquitetos e construtores italianos que ajudaram a urbanizar cidades gaúchas, no final do século XIX.

"O italiano José Isella contribuiu para a introdução da estética eclética nas fachadas edificadas no espaço urbano de Pelotas. Aos vinte e um anos veio para a América do Sul com o pai e um irmão, no ano de 1864, como fizeram vários imigrantes que se dirigiram ao Novo Mundo em busca de trabalho. Depois de um período em Buenos Aires, o construtor italiano chegou a Pelotas juntamente com o irmão Bartolomeo, provavelmente em 1867. Os dois irmãos se engajaram nas obras de edifícios ecléticos erguidos na cidade. José executava os projetos e Bartolomeo trabalhava como construtor. Uma das primeiras obras realizadas foi a residência do charqueador Felisberto Gonçalves Braga, em 1871, mais tarde adquirida pelo Clube Comercial e transformada em sede social".

"O italiano Guilherme Marcucci nasceu em San Geminiano, na região da Toscana, no ano de 1838. Estabelecido em Pelotas, colaborou em reformas e acréscimos nos Hospitais da Santa Casa e da Beneficência Portuguesa.14 Na Santa Casa de Misericórdia, como já foi assinalado, entre os anos de 1877 e 1884, trabalhou juntamente com José Isella na edificação da capela de São João Batista, que apresenta cúpulas de características da Renascença e frontão ornamentado com o brasão imperial e esculturas alegóricas da Fé e da Caridade. Guilherme Marcucci faleceu em Pelotas em maio de 1901".

"Os irmãos Davi e Carlos Zanotta migraram da Itália para o Brasil em 1870, aportaram em Montevidéu e dirigiram-se em seguida para Pelotas, onde firmaram contrato com a Intendência Municipal no mês de maio de 1871. O mais velho, Davi, era engenheiro hidráulico. Carlos era especialista em cantaria. Logo em seguida se somou aos primeiros o irmão caçula, Luis. Os Zanotta participaram da implantação de parte das canalizações das redes de água da Hidráulica Pelotense, das colocações de penas nas casas e da instalação dos chafarizes no espaço urbano da cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário