sábado, 6 de março de 2010

História (97 ) - "Far l´America (56)" : A inserção do imigrante italiano na colonização de Limeira, interior de São Paulo

O desenvolvimento da cultura cafeeira em São Pauloo braço do imigrante italiano foi fator fundamental para a expansão da atividade econômica num país basicamente agrário. São muitos os relatos sobre essa epopeia disponíveis na internet. Um deles é o trabalho desenvolvido por Marcel Camargo Silveira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que em 2007 apresentou a dissertação de mestrado Imigração Italiana em Limeira-SP: Terra, Política e Instrução Escolar (1880-1900)  Entre outros cenários descritos, o autor relata criação núcleo colonial de Cascalhos (1885).

 "Os primeiros colonos que adquiririam lotes no núcleo colonial de Cascalho, segundo Stahlberg (2002, p. 23), não se adaptariam ao sistema de colonato local, tampouco ao clima da região, evadindo-se, a pouco e pouco, da colônia, dando assim lugar aos imigrantes predominantemente italianos que ali se fixariam e se adaptariam com facilidade a partir de 1893, exatamente no ano em que, por Decreto de 30 de dezembro, efetivar-se-ia a emancipação do núcleo, o que implicaria sua desvinculação da autoridade governamental estadual e conseqüente inserção nos domínios jurídicos e territoriais circunscritos à Câmara Municipal de Limeira".

"Os imigrantes italianos de Cascalho provinham, em sua maioria, do Vêneto, onde, segundo Alvim (1985, p. 36), a divisão das propriedades agrícolas obedecia aos seguintes critérios: as pequenas e médias propriedades concentravam-se nas montanhas, enquanto que as grandes propriedades instalavam-se nas planícies. Quanto à mão-de-obra, a autora categoriza da seguinte maneira: os que trabalhavam por conta própria e os que trabalhavam como assalariados, junto aos grandes proprietários, além de trabalhadores ditos braçais, que eram ligados à propriedade mediante contrato e os que trabalhavam somente em momentos de grande necessidade, recebendo por cotas diárias. No caso de Cascalho, o que se vê, sobretudo, é o trabalhador dono de pedaço de terra ser arregimentado para ajudar na colheita do café nas fazendas mais próximas, tal como os braçais na Itália".


Nenhum comentário:

Postar um comentário