segunda-feira, 1 de março de 2010

Italianità: Comunidade organizada em Colombo, Estado do Paraná

O sentimento italiano fala forte em Colombo (Paraná), onde descendentes dos pioneiro imigrantes se organizam na  Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia. Trata-se de uma “instituição sem fins lucrativos, que tem como missão mobilizar pessoas por meio de projetos culturais, a fim de resgatar, preservar, valorizar e difundir a cultura dos imigrantes italianos e seus descendentes em Colombo e região, para que as tradições herdadas desses antepassados se perpetuem pelas novas gerações”.

"São mais de cem voluntários que desenvolvem os projetos de canto, dança, aulas de italiano, pesquisas de língua vêneta, acervo de fotos, filmagens com descendentes de imigrantes, estudos de genealogia, jantares e semanas culturais"

"A Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia tem sua origem ligada às iniciativas de um grupo de pessoas da comunidade colombense que, em 25 de setembro de 2000, reuniu-se para administrar a reforma da escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, conforme a idealizada pelo Padre Alberto Casavecchia. Inicialmente, foi constituída como Associação de Preservação do Patrimônio Histórico de Colombo. A adesão de várias pessoas motivou os membros da Associação a criar outra entidade com o objetivo de resgatar a cultura italiana no município".

"Assim nasceu a Fundação Padre Alberto Casavecchia, instituição sem fins lucrativos que levava em seu nome a figura do idealizador das duas primeiras escadarias da Igreja: o Padre Alberto - José Casavecchia, religioso passionista de origem italiana, muito querido e respeitado pelos colombenses. Aprovada pelo Ministério Público em 25 de setembro de 2003, a Fundação já possuía, a princípio, vários projetos: a 'Cena tra Amici' (Jantar entre Amigos), o grupo de dança Venuti dall’Italia, o Acervo Iconográfico, os estudos de genealogia e da história da imigração, o ensino da língua italiana e o projeto 'Colombo Memória'. Posteriormente, foram criados: em 2005, o grupo de canto Luce dell'Anima; em 2006, a 'Settimana Italiana di Colombo' (Semana Italiana de Colombo); e, em 2007, o grupo de estudos do dialeto Veneto.

Também nesse ano, foi apresentada a nova identidade visual da instituição e foram estabelecidas as parcerias com o Centro de Cultura Italiana Paraná Santa Catarina (CCI) e a Universidade Tuiuti do Paraná, propondo a realização das aulas de italiano e a formação do Centro de Estudos de Imigração do Paraná, respectivamente. Cabe ressaltar que, no ano de 2006, a Fundação teve a autorização para utilizar o espaço da antiga Sociedade Colombo, na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, por meio de um termo de comodato. Esse local, então, passou a ser a sede social da instituição.

No entanto, a determinação de resgatar e promover a cultura italiana com mais vigor fez com que os membros discutissem um novo caminho para a Fundação. A decisão foi congregar as duas iniciativas (Associação e Fundação) em uma única pessoa jurídica e dar maior abertura à participação dos colombenses. Então, com esse intuito, no dia 24 de novembro de 2007, foi apresentada à comunidade a Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, instituição que traz consigo um contexto de tradição e respeito às raízes culturais dos antepassados que, em 1878, chegaram a essas terras e nelas construíram a nossa história.

GRUPOS FOLCLÓRICOS 

Gruppo Luce dell’Anima:  Formado em março de 2005,  tem como principal objetivo resgatar e preservar a cultura italiana por meio das canções folclóricas e músicas contemporâneas. Atualmente, possui cerca de 20 integrantes.





Gruppo Venuti dall’Italia:  Nasceu em 2001 e tem por finalidade divulgar a dança folclórica como um dos elementos da cultura e das tradições italianas. O grupo possui mais de 50 integrantes, divididos nas categorias infantil, juvenil e adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário