segunda-feira, 26 de abril de 2010

Italiani: Família Salton e a vitinivicultura gaúcha

"Em 1878, a Família SALTON, vinda da Itália, foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul e instalou-se numa localidade fundada com o nome “Vila Izabel”, cidade conhecida atualmente como Bento Gonçalves. No dia 25 de agosto de 1910, unindo os esforços aos sentimentos que os laços fraternos já uniam, Paulo e seus irmãos, Ângelo, João, Cezar, Luiz e Antônio Salton fundaram uma sociedade, com o nome de “Paulo Salton – Armazéns Gerais” tendo como objetivo o ramo de comercialização de cereais, além de fiambreria e secos e molhados em geral.

Entretanto, com as mudas de vinhas, algumas trazidas da saudosa Itália pela própria família, tiveram uma adaptação muito boa ao nosso clima, pouco tempo depois mudavam de ramo, passando a dedicar-se à cultura de uvas e a elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação social de “Paulo Salton & Irmãos”. E nesse ritmo foi crescendo, acumulando patrimônio, vencendo concursos, levantando muitas vezes prêmios de honra pela qualidade de seus vinhos.

Sua fama foi crescendo e espalhou-se por todo o Rio Grande do Sul e por todo território nacional. Localizada no Extremo Sul do País, logo viu-se em situação de não poder atender aos constantes aumentos de pedidos vindos dos quatro cantos da Pátria. E foi por este motivo que em 10 de Outubro de 1948, a Salton fundou uma filial, estabelecida na cidade de São Paulo. Atualmente, a matriz está localizada em Tuiuty, distrito de Bento Gonçalves e a Filial continua em São Paulo". (Fonte: Site do Vinho Brasileiro)

Um comentário:

  1. OLA MEU NOME E ANTONIO E MORO EM MINAS GERAIS E TENHO O SOBRE NOME SALTON QUERIA SABER SE TEM AUGUMA LIGAÇAO COM FAMILIA SALTON

    antoniosalton@hotmail.com

    ResponderExcluir