sábado, 9 de janeiro de 2010

Italiani (Urbanismo)- Giuseppe Martinelli e a história do arranha-céu paulistano de 1929 -3

-
Em 1992, o Martinelli foi finalmente tombado pelo Patrimônio Histórico: "Os elementos decorativos neoclássicos, a cobertura de ardósia com mansardas falsas, um palacete de três andares no terraço e a roupagem de tijolos recobrindo a estrutura de concreto. Tais elementos estão a indicar a persistência do gosto eclético na arquitetura paulista", justifica a Resolução 37 do Conselho Municipal do Patrinônio Histórico e Cultural de São Paulo

O hall das duas entradas do prédio Martinelli (Avenida São João e Rua São Bento) guardam o esplendor de uma época.





A área mais visitada do prédio é o terraço por conta vista privilegiada. Por dia, cerca de mil visitantes e mais de dois mil funcionários circulam pelos corredores do condomínio. A área mais visitada do prédio é o terraço. O Martinelli hoje é referência em gestão ambiental em prédios públicos, além disso, é feita a coleta seletiva do lixo.


Um comentário:

  1. Consta que depois de vender o Edifício Martinelli para o governo italiano, por motivos financeiros, ou depois que o edifício foi confiscado pelo governo brasileiro com o fim da segunda guerra, Martinelli mudou-se para o Rio de Janeiro. Mas pelo que li, ele recuperou, ao menos em parte, sua riqueza. Onde ele morou no Rio de Janeiro? Quais foram os outros projetos que ele concluiu nesta cidade? Ele deixou descendentes? Onde ele morou quando deixou de ser dono do Edifício Martinelli?

    ResponderExcluir